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Vendas de carros híbridos e elétricos podem triplicar demanda por níquel em 5 anos

16 de abril de 2015

A demanda por níquel do setor automobilístico está posicionada para triplicar em cinco anos, à medida que a produção de carros elétricos e hídricos ganha ritmo, de acordo com a Norilsk, maior fa

A demanda por níquel do setor automobilístico está posicionada para triplicar em cinco anos, à medida que a produção de carros elétricos e hídricos ganha ritmo, de acordo com a Norilsk, maior fabricante de níquel da Rússia. Um dos pontos importantes para que a demanda pelo metal aumente nos próximos anos, segundo a empresa, é o crescimento das vendas de carros de companhias como a Tesla Motors.

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“Carros híbridos e elétricos tem mais demanda por níquel. Demanda essa que vai crescer porque muitas companhias automobilísticas, como a Tesla, tem planos muito ambiciosos para o futuro”, disse Anton Berlin, diretor de Marketing Estratégico da Norilsk, à Bloomberg em Moscou.

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Os carros híbridos e elétricos têm se tornado uma alternativa de baixo custo para os consumidores, tendo em vista que as baterias, que usam níquel, estão ficando mais baratas e mais eficientes. Isso pode ajudar uma recuperação no mercado do metal, que está em queda devido ao excesso de oferta da indústria de aço inoxidável.

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A Tesla, companhia automotiva que mais emprega na California, Estados Unidos, pretende fabricar carros elétricos para as massas, implementando uma planta para fabricar baterias em Nevada. O CEO da montadora, Elon Musk, disse em março que a Tesla apresentaria uma “grande nova linha de produtos” no fim de abril.

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O uso de níquel em baterias de carros pode crescer para mais de 100 mil toneladas métricas por ano até o fim de 2020, segundo a Norilsk. No ano passado, a demanda foi de 30 mil toneladas métricas. A projeção é equivalente a cerca de 5% da produção global atual e tem o mesmo volume dos embarques da Norilsk para a China em 2014, segundo dados da Bloomberg. A principal aplicação do níquel é na fabricação de aço inoxidável.

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De acordo com a Bloomberg, os produtores de níquel estão de olho nos dois maiores mercados automobilísticos: a China, onde os padrões ambientais referentes à queima de combustível estão cada vez mais apertados e os veículos elétricos são isentos de algumas restrições, e Estados Unidos, país em que três quartos dos Estados fomentam algum tipo de iniciativa a favor de carros híbridos ou elétricos.

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A fábrica de baterias da Tesla em Nevada deve mais do que dobrar a oferta de baterias íon-litio no mundo. Enquanto isso, a Toyota Motors usa baterias de níquel-metal híbridas, que tem ainda mais níquel, na fabricação do Prius, carro híbrido da montadora.

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A produção de carros elétricos está posicionada para triplicar para 70 mil unidades em 2020, enquanto os híbridos devem dobrar para 5 milhões por ano, segundo a Norilsk. As informações são da Bloomberg.

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Fonte: Notícias de Mineração Brasil

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