NOTÍCIAS

Veolia Water trata mais de 1 bilhão de galões de água para mineradora norte-americana

21 de janeiro de 2014

Com tratamento Zero Liquid Waste, água gerada pela estação de tratamento da CONSOL Energy melhora qualidade do rio MonongahelarnA CONSOL Energy, produtora de gás natural e carvão com sede em Pittsburgh, é uma

Com tratamento Zero Liquid Waste, água gerada pela estação de tratamento da CONSOL Energy melhora qualidade do rio Monongahela

rn

A CONSOL Energy, produtora de gás natural e carvão com sede em Pittsburgh, é uma das principais empresas de energia diversificada nos Estados Unidos e que produz carvões vendidos no mundo todo para geradores e siderúrgicas. Buscando uma solução para tornar seus efluentes sustentáveis e, assim, diminuir o impacto ambiental, a CONSOL procurou a Veolia Water para realizar um projeto que possibilitasse o cumprimento das normas de descarte de cloretos nas vias navegáveis do Estado da Virgínia Ocidental.

rn

A partir desse desafio, a Veolia introduziu o conceito de tratamento ZLW (Zero Liquid Waste) para as águas da mina, ou seja, o conceito de desperdício zero de líquido. Este processo de tratamento remove os contaminantes da água de mina reduzindo-os a sais sólidos. Além disso, utiliza uma série de práticas sustentáveis e aplicações tecnológicas, o que reduz as pegadas energética e de carbono do processo de tratamento. A solução da Veolia trata a água proveniente das operações das minas Blackville nº 2, Loveridge e Robinson Run.

rn

Com o propósito de quantificar os benefícios da estação de tratamento de água para o rio Monongahela, a Veolia Water avaliou o Índice de Impacto de Água (WIIX). Desenvolvido pela Veolia, o WIIX mensura o volume de água e o nível de estresse hídrico sobre os recursos locais, qualidade total e impactos indiretos provenientes de químicos e eletricidade. Mensurando todos estes fatores, o WIIX calcula que a nova estação devolverá cerca de 1,3 bilhão de galões de água de alta qualidade ao ano à bacia do rio Monongahela, impactando positivamente o ambiente no entorno da estação de tratamento de água.

rn

Neste projeto, a Veolia fornece gerenciamento operacional das estações de tratamento de efluentes pelos próximos 10 anos, garantindo à CONSOL um desempenho contínuo e melhoria do sistema. “A parceria com a CONSOL vai além de cumprir novos requisitos regulatórios. Combina know-how técnico com conhecimento operacional para implementar uma solução que impacte positivamente o meio ambiente, como também atenda as necessidade de produção por meio de desempenho garantido”, diz Steve Hopper, vice presidente executivo e diretor operacional para negócios industriais da América do Norte da Veolia Environnement.

rn

“Em parceria com a Veolia neste projeto inédito em tamanho e escopo, pudemos colocar a estação de tratamento de água em linha pontualmente, abaixo do orçamento e em conformidade com nossas licenças”, comenta Katharine Fredriksen, vice-presidente de assuntos de regulamentação e estratégia ambiental do Governo norte-americano.

rn

Sobre a Veolia Water

rn

Divisão de água da multinacional francesa Veolia Environnement, a Veolia Water Solutions & Technologies (www.veoliawaterst.com.br) é líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. Com 160 anos de experiência na implantação de sistemas de água e efluentes e presente em 69 países, a Veolia Water obteve em 2012 receita de 12,1 bilhões de euros, correspondente a 41% da receita da Veolia Environnement.

rn

No Brasil desde 1993, a empresa atua na divisão de soluções e tecnologias em todas as atividades relacionadas à gestão das águas, projetando, implantando e operando sistemas de tratamento de água e efluentes derivados dos mais diferentes tipos de atividades. A partir do mercado brasileiro a Veolia Water atua em diversos países da América Latina. Fornece soluções integradas para tratamento de água, efluentes e reúso para mais de 100 clientes dos mais diversos segmentos, como Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Químico, Biocombustível, Alimentos e Bebidas, Automotivo, Farmacêutico, Metais Primários e Energia.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Setor mineral está no caminho certo ao aprimorar relacionamento com comunidades

13 de outubro de 2020

O setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…

LEIA MAIS

Seminário ESG – Mineração do Brasil começa amanhã

22 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral,…

LEIA MAIS