NOTÍCIAS

Vermeer quer expandir presença no setor de mineração brasileiro

21 de março de 2016

A companhia pretende expandir a presença no setor, que deve ser um dos principais canais nos próximos anos

O mercado de mineração no Brasil continua atraente no curto e médio prazo para a fabricante de equipamentos Vermeer. A companhia pretende expandir a presença no setor, que deve ser um dos principais canais nos próximos anos. A demanda pelo minerador de superfície da Vermeer aumentou com a necessidade das mineradoras de reduzirem os custos e melhorarem a eficiência diante da crise no país.
 
O chamado Terrain Leveler, que possui vários modelos com diferentes características técnicas, pode cortar uma área de até 3,7 metros de largura e 81 centímetros de profundidade em uma única passagem. O equipamento, segundo a Vermeer, reduz a necessidade de triturações primárias, carregadeiras grandes, caminhões de carga de grande porte e também as licenças associadas ao transporte de material para os trituradores.
 
“O Terrain Leveler pode fornecer mais vantagens significativas do que muitas técnicas tradicionais que são inconvenientes, como o uso de explosivos perto de comunidades, ou ineficientes, incluindo equipamentos caros que são improvisados para escavação. Ele [minerador de superfície] pode ser especialmente atraente no mercado brasileiro, onde as minas geralmente são mais próximas a áreas residenciais e com os operadores de todo o país querendo reduzir os custos ao máximo possível. O Terrain Leveler está atraindo cada vez mais interesse”, afirmou Steve Heap, vice-presidente da Vermeer na América Latina, ao NMB.
 
O executivo concedeu entrevista durante o evento Mundo Vermeer, realizado na semana passada em Valinhos (SP).
 
O Terrain Leveler foi desenvolvido após anos de experiência no corte de rochas para a abertura de valas e trincheiras, visando a instalação de tubulações subterrâneas. Há 15 anos, a Vermeer decidiu utilizar esse expertise no setor de mineração, elaborando uma nova função para os equipamentos, incluindo operações de minério de ferro, bauxita, calcário, entre outros.
 
Nos últimos anos, a companhia fechou contratos importantes com mineradoras, incluindo a australiana Fortescue Metals Group, quarta maior produtora de minério de ferro do mundo. A FMG, que anunciou recentemente uma joint venture com a Vale, usa desde 2012 as máquinas da Vermeer nas operações Cloudbreak e Christmas Creek, na Austrália.
 
Heap disse que ao longo dos anos de parceria com a Fortescue, a empresa conseguiu adequar o minerador de superfície às necessidades da mineradora. O executivo afirmou que a Vermeer tem orgulho de ter desenvolvido um equipamento especializado e que gostaria de trabalhar com mineradoras no Brasil para encontrar soluções para desafios específicos das empresas no país.
 
A busca por inovação e corte de custos fazem parte da abordagem da Vermeer no setor de mineração brasileiro durante esse período de estagnação e incerteza.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS