NOTÍCIAS

Vermeer recebe primeiro minerador de superfície

11 de agosto de 2014

O equipamento ficará em testes por seis meses em uma mineradora brasileiraA Vermeer traz para o Brasil o minerador de superfície T1255. O equipamento, que chegou ao Porto de Santos é o primeiro da linha de mineração

O equipamento ficará em testes por seis meses em uma mineradora brasileira

A Vermeer traz para o Brasil o minerador de superfície T1255. O equipamento, que chegou ao Porto de Santos é o primeiro da linha de mineração da fabricante a vir para o País e já está escalado para ficar em testes, durante seis meses, em uma mineradora. O Gerente de Escavação Especializada da Vermeer, César Leite, explica que o minerador vai operar em atividades auxiliares, além da extração de minério de ferro. “A versatilidade da linha TL (Terrain Leveler) permite que ela seja empregada em processos auxiliares como a drenagem da mina e no nivelamento do terreno, reduzindo paradas e custos de manutenção”, explica César.

O executivo estima que, em períodos de chuva, a produção nas plantas mineradoras sofram quedas de até 30%. Essa queda é atribuída ao acúmulo de água no fundo da cava e à erosão das vias por onde trafegam os caminhões fora de estrada. Com a precisão de corte do T1255, é possível direcionar a água das chuvas para pontos onde bombas podem fazer drenagem, reduzindo o impacto na produção da planta.

 No caso do nivelamento do terreno, além tornar o percurso mais estável, o TL contribui para redução dos custos de manutenção da frota. “Com o terreno mais uniforme, os pneus e outros componentes dos caminhões passam a ter vida útil maior e menos paradas para trocas reparadoras”, lista César.

O executivo destaca ainda a efetividade da linha TL no aumento da vida útil das plantas de mineração. Com o uso de explosivos, toda operação da mina tem que ser interrompida por questões de segurança, além do que há restrições em relação à proximidade de rodovias e cidades, o que limitam as atividades extrativistas.

A tecnologia da Vermeer viabiliza não só o melhor aproveitamento da planta, mas também a qualidade do minério extraído. “O uso de explosivos mistura as camadas de mineral com material estéril, aumentando os custos para obter o minério puro. O TL efetua cortes precisos nas superfícies, de modo a eliminar o britador primário e reduzir o consumo de no processo de separação dos resíduos”, detalhou César ao listar os ganhos que o equipamento pode agregar.

Os modelos da linha Terrain Leveler são compatíveis com operações envolvendo materiais de até 200 MPa (mega Pascal) como o manganês e o basalto, ou da ordem 130 MPa, como alguns tipos de calcários e minérios de ferros. Com materiais mais brandos, com 50 MPa, porém difíceis de cortar como alguns tipos de gipsita e bauxita, também apresentam desempenho competitivo.

A empresa tem equipamentos operando com sucesso em minas de gipsita (EUA), cobre (África), carvão (China e Austrália), minério de ferro (Austrália) e iodo (Chile). Nas operações com minério de ferro, na Austrália e no Chile, o resultado da escavação foi de 500 toneladas por hora com o T1255.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria Veermer

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS

Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS

Prorrogadas inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

27 de maio de 2021

As inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos foram prorrogadas para o dia 7 de…

LEIA MAIS