NOTÍCIAS

Voluntários implantam horta em escola de Barcarena

22 de junho de 2016

Com objetivo de envolver os estudantes na ação, foram realizadas ações lúdicas, com teatro de fantoches, apresentação e palhaços, oficina de pintura e brincadeiras

No dia de folga do trabalho, Nilson Costa resolveu somar forças com o Programa de Voluntariado da Albras e da Hydro Alunorte para construir uma horta na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Barcarena, no último sábado, 18. “É a escola que a minha filha estuda. E participar desse momento é uma forma de contribuir com a instituição e ao mesmo tempo participar da educação dela. Acredito que o projeto ajudará não só as crianças a terem uma boa alimentação na escola, mas nos estimulará a levar isso para casa. Estou muito feliz com essa ação”, afirmou.
 
Assim como Nilson, dezenas de pais, professores e alunos estão comemorando a chegada do Projeto Horta Escolar, que será o piloto no município de Barcarena. A horta recebeu o plantio de alface, coentro, cebolinha, cariru, couve e espinafre. A iniciativa contou com apoio da Associação dos Produtores Rurais do Arienga Estrada e da Associação dos Produtores  Hortifrutigranjeiros do Pará, que forneceram materiais como cama de aviário, calcário e mudas.
 
Com objetivo de envolver os estudantes na ação, foram realizadas ações lúdicas, com teatro de fantoches, apresentação e palhaços, oficina de pintura e brincadeiras. Já os pais e professores participaram de palestra com o engenheiro agrônomo, Deivison Pinheiro, que deu orientações sobre o plantio, adubação, manejo adequado e irrigação. Nos próximos dois meses, a escola receberá acompanhamento técnico a cada quinze dias e depois mensalmente.
 
A professora Cleuma Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente da escola, avalia que o projeto vai trazer muitos benefícios para a escola. “Antes não tínhamos a visão da importância de se ter uma horta. As crianças não sabiam o valor nutricional das culturas e hoje estamos em sala de aula levando palestra sobre alimentação saudável. O projeto será rico para as disciplinas, fora o benefício de uma alimentação mais saudável”, ressaltou. A Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição atende 420 alunos, do primeiro ao quinto ano.
 
Edson Maciel, analista de responsabilidade social da Hydro, disse que a ação é um marco inicial de um processo de renovação do programa de voluntariado. “Na parte pedagógica a escola terá a oportunidade, além da educação ambiental, de trabalhar com os elementos da horta as disciplinas de matemática, história, geografia etc. Por outro lado, o projeto deixará um legado para a escola transmitir valores como ética, respeito, trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade com o meio ambiente”, destacou.
 
Para Daniel Rodrigues, trainee da Hydro e voluntário na ação,  “foi uma experiência bem diferente. Tenho a sensação de dever cumprido e isso me deixa muito feliz. Ainda mais quando vemos professores e pais se envolvendo. Isso mostra a alegria em receber o projeto”, observou.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

Belém sediará EXPOSIBRAM 2023

26 de setembro de 2022

A próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), o maior evento de mineração do Brasil e um dos…

LEIA MAIS

IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS