O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no município, possui como objetivo proporcionar melhorias na educação. No ano de 2018, o tema central escolhido para as ações foi: “Gestão com Foco na Aprendizagem”.
Na frente de Fortalecimento da Gestão, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores e diretores escolares se reuniram, de 30 de outubro a 01 de novembro, para fazer um balanço das ações realizadas em 2018. A análise das atividades desenvolvidas impulsionou a elaboração de um plano de ação, desenvolvido pela assessoria pedagógica com o apoio da consultoria especializada do PVE. O conteúdo será distribuído e executado no próximo ano nas escolas municipais. As atividades de formação desenvolvidas nos três primeiros ciclos qualificaram técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares, e alunos, abrangendo em torno de 1.600 pessoas.
Já na frente de Mobilização Social a comunidade local foi engajada a participar de ações como feiras literárias, doações de livros e revitalização da Biblioteca Municipal, além de instalação da geladoteca, uma ‘geladeira literária’ com diversos livros para empréstimo. A geladoteca foi doada para a Escola Coronel Olavo Duarte, na Aldeia Bacari, uma iniciativa que beneficiou a comunidade indígena da região.
“Todas as ações realizadas foram um sucesso e ajudaram a melhorar os espaços de aprendizagem e leitura, com a participação da população. Além disso, o programa proporcionou um apoio significativo para os profissionais da educação a aprimorarem suas metodologias de ensino, auxiliando na elaboração de documentos para orientar os planos de ação nas unidades escolares nos próximos anos. O PVE também aproximou mais a fábrica da comunidade, em ações realizadas para o público visitar a unidade, o que faz com que a empresa esteja ainda mais inserida na vida da população e, assim, contribuir cada vez mais para o seu crescimento de forma sólida”, afirmou Fernanda Deleu Recife, analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos.
Para a secretária de Educação, Edilman Rondon, as ações do PVE vieram beneficiar a educação e a cultura em Nobres. “O PVE surgiu como uma ferramenta única, no comprometimento dos profissionais com o ensino e no resgate da leitura e da cultura da cidade, por meio das feiras e da mobilização da comunidade. Neste primeiro ano já colhemos muitos frutos e estamos empenhados para dar continuidade nesta parceria”, afirmou Edilman.
Desafio Criativos da Escola – Também foi realizado pela frente de Mobilização Social o concurso Desafio Criativos da Escola,iniciativa que envolve o protagonismo de professores, pais, alunos e comunidade na elaboração de projetos que transformem realidades de pessoas, espaços públicos ou escolas é também parte da mobilização. A premiação do Desafio Criativos da Escola foi promovida no Espaço Público Neto Santos e apresentou os dois projetos finalistas, o de comunicação social e o de piquenique literário, que foi eleito o vencedor.
Votorantim 100 anos – Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é promovido desde 2008, com o apoio das empresas do Grupo Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Em 2018, a atuação do PVE passou de 51 para 100 municípios. De responsabilidade da Votorantim Cimentos são 25 municípios. Na região Centro-Oeste, o PVE estreou em 2018 em três Estados e no Distrito Federal, nos municípios de Nobres (MT), Corumbá (MS), Edealina (GO) e Sobradinho (DF). A expansão do programa é uma iniciativa do Grupo Votorantim, que neste ano celebra o seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade.
Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 11,1 bilhões em 2017. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…
LEIA MAISA gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…
LEIA MAISA biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…
LEIA MAIS