NOTÍCIAS

Votorantim diminui custos da redução de níquel

2 de julho de 2014

A Votorantim Metais implantou na unidade de Niquelândia (GO) um novo sistema que substitui 38% do óleo 1A por coque de petróleo nos fornos de redução de níquel. A flexibilização da matriz energ&e

rn

A Votorantim Metais implantou na unidade de Niquelândia (GO) um novo sistema que substitui 38% do óleo 1A por coque de petróleo nos fornos de redução de níquel. A flexibilização da matriz energética inédita, que reduz os custos da produção e tem baixo impacto ambiental, recebeu um investimento de R$ 18 milhões.

rn

O sistema Coque 500, feito em parceria com a Teccom,especializada em tecnologia para combustão, teve início com a construção de uma planta para fabricação da emulsão, onde ocorre a mistura de combustíveis. Na primeira fase do projeto, a unidade de Niquelândia conseguia substituir até 15% do óleo 1A, com grandes variações de processo. Hoje 38% do óleo 1A pode ser substituído por coque de petróleo.

rn

O combustível já era usado em outros processos da Usina de Niquelândia, mas a geração de gases com poder de redução, até então, só era possível com o uso do óleo combustível 1A. O coque, com poder calorífico da ordem de 8 mil kcal/kg, é atualmente considerado um dos combustíveis mais baratos do mercado, mesmo quando comparado ao óleo 1A, que tem poder calorífico de 9.650 kcal/kg.

rn

O sistema Coque 500 possui dois tanques, sendo um de blendagem e outro de dosagem de combustíveis, com capacidade de fornecimento de 20 t/h de emulsão.

rn

Com o novo projeto, o monitoramento de emissão de gases realizado em Niquelândia não detectou índices de emissões fora dos padrões legais. A partir dos resultados, foi depositada uma patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

rn

“Aumentamos o número de fornecedores e as possibilidades de negociação de insumos de maneira mais eficiente e com maior controle de qualidade”, disse o gerente-geral da unidade de Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.

rn

Segundo ele, outros projetos de eficiência energética estão sendo desenvolvidos pela empresa para minimizar os impactos do elevado custo da energia no processo produtivo.

rn

O coque de petróleo é utilizado mundialmente como agente redutor na metalurgia de ferro e aço, a substância atende aos segmentos de produção de carbetos, obtenção de cal, e em outras aplicações industriais.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS