Pela segunda vez, a Votorantim Metais conquistou o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), que visa reconhecer organizações mineiras que buscam a excelência na gestão ambiental de seus negócios.rnA Vo
Pela segunda vez, a Votorantim Metais conquistou o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), que visa reconhecer organizações mineiras que buscam a excelência na gestão ambiental de seus negócios.
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A Votorantim Metais Zinco – Unidade Três Marias, que processa zinco sulfetado e silicatado, ao longo dos 44 anos de atuação no município desenvolveu uma política de gestão integrada que abrange as áreas de segurança, meio ambiente, saúde e qualidade. A unidade é certificada nas normas ISO 9001 desde 1998 e ISO 14001 e OHSAS 18001 desde 2000, com destaque de “zero não-conformidade” por quatro anos consecutivos.
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De acordo com o diretor de Operações Polimetálicos da Votorantim Metais, Valdecir Botassini, a participação no PMGA traz mais do que reconhecimento para um trabalho de exige tempo e dedicação. “Buscamos participar de um prêmio dessa expressão como mais uma fonte de aprendizado e reflexão para a organização. Queremos ter soluções próprias, ser reconhecidos também como uma organização que tem responsabilidade ambiental”, afirma Botassini.
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Ao longo de 2013, a Votorantim Metais investiu cerca de R$ 160 milhões em melhorias ambientais em todas as suas operações. Em todas as unidades, desenvolve programas voltados aos públicos interno e externo para promover a consciência ambiental. Na Unidade Três Marias, nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 200 milhões. Entre os programas e ações destacam-se a gestão de efluentes, com alto índice de recirculação e tratamento de água na planta, e a construção do Depósito Murici – área impermeabilizada que recebe os rejeitos contidos nas antigas barragens da empresa – e que foi considerado um dos maiores investimentos ambientais no Brasil: R$ 420 milhões.
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Cultura – Para ele, o maior desafio da gestão ambiental é a mudança de cultura. Não adianta buscar transformação sem conquistar engajamento. “O meio ambiente não é mais uma área de exposição negativa, mas sim uma oportunidade de trabalhar estruturas globais. A empresa deve gerar valor além das suas estruturas internas, precisa entender os impactos que causa na qualidade de vida das comunidades e que a sua atuação é muito importante na vida de todos”, explica o diretor.
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Para que tudo seja possível, o caminho deve começar pela definição de valores e do posicionamento futuro desejado. “Não adianta somente fazer discursos, é preciso estabelecer marcos. Quando conseguimos realmente motivar as equipes é um trabalho apaixonante. Quando o reconhecimento vem, como por exemplo na forma do PMGA, empurra o time. gostoso ser referência”, destaca.
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A sustentabilidade é encarada não apenas como uma forma de cumprir a legislação e atrair parceiros e clientes, mas também para chamar a atenção de mão de obra qualificada em um cenário de escassez que não deve se modificar no curto prazo. “Esses valores também nos ajudam a conquistar a nova geração, mais preocupada com o coletivo e que quer promover um novo mundo. Estamos em um setor que tem dificuldades com a gestão ambiental pela própria natureza do negócio, e é muito bom conseguirmos falar não apenas dos produtos mas da própria empresa com orgulho. Este é um verdadeiro diferencial competitivo”, comemora.
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Fonte: Diário do Comércio
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