NOTÍCIAS

Votorantim Metais apresenta projeto a vereadores de Aripuanã

15 de maio de 2015

Votorantim Metais pretende instalar projeto de mineração em Aripuanã/MT. O projeto polimetálico prevê exploração e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre.A reunião aconteceu na última qui

Votorantim Metais pretende instalar projeto de mineração em Aripuanã/MT. O projeto polimetálico prevê exploração e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre.

A reunião aconteceu na última quinta-feira (14), no auditório da Câmara Municipal de Aripuanã, com a presença de vereadores, do diretor de operações de Zinco (Projeto Aripuanã) Gilmar Caixeta, e da gerente de comunicação Fabíola Batista, onde foi apresentado e discutido o projeto. A audiência pública no município de Aripuanã está prevista para acontecer no próximo mês de julho.

O Projeto Aripuanã representará o início das atividades da Votorantim Metais no Estado do Mato Grosso. Trata-se de um projeto polimetálico de lavra e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre, na Serra do Expedito, situada a 25 km a noroeste da cidade de Aripuanã. A estimativa de vida útil mínima é de 15 anos, com capacidade de produção anual de 1,8 milhão de toneladas de minérios.

rn

O Projeto Aripuanã está em fase de licenciamento ambiental. Os estudos de impactos ambientais (EIA) já foram protocolados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA), que deverá convocar consulta pública à população. Será o maior projeto de mineração do Mato Grosso e está previsto para entrar em operação em janeiro de 2018. A expectativa é que na fase de construção sejam gerados até 2.000 empregos (pico da obra) e na fase de operação 600 vagas.

Com um investimento estimado em R$ 700 milhões, o Projeto Aripuanã consiste na lavra de dois corpos mineralizados, que chegam a profundidades superiores a 500m, o que possibilita a lavra subterrânea, opção escolhida por gerar menos impactos ambientais.

Meio Ambiente – Todas as operações da Votorantim Metais atendem aos procedimentos e padrões do Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Para Aripuanã, por exemplo, estão sendo estudadas alternativas para eliminação de barragem de rejeitos, por meio da disposição a seco de uma parte e preenchimento dos espaços vazios da mina com o restante. O empreendimento prevê, ainda, recirculação de 100% de água no processo.

Desenvolvimento Local – A Votorantim Metais acredita que promover o desenvolvimento local dos municípios onde atua só é possível, por meio de uma ação conjunta entre empresa, poder público e organizações sociais. Para isso, em Aripuanã, a empresa planeja elaborar uma Agenda de Desenvolvimento Local, que contará com o apoio do Instituto Votorantim, agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim.

rn

 

 

Fonte: TOP NEWS com Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programe-se: IBRAM apresenta calendário de eventos 2023

6 de janeiro de 2023

Ao longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

Alunorte e UFPA assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita, dessa vez na produção de agregado sintético

13 de outubro de 2020

A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…

LEIA MAIS