NOTÍCIAS

Votorantim Metais participa da Equipo Mining 2014

27 de agosto de 2014

Empresa apresentou casos de sucesso no maior evento de equipamentos para mineração do BrasilrnProfissionais da Votorantim Metais apresentaram dois trabalhos desenvolvidos para a redução de custo e aumento de produç&

Empresa apresentou casos de sucesso no maior evento de equipamentos para mineração do Brasil

rn

Profissionais da Votorantim Metais apresentaram dois trabalhos desenvolvidos para a redução de custo e aumento de produção nas operações da empresa ligadas à mineração e à metalurgia. No dia 7 de agosto, quinta-feira, Thiago Franco, engenheiro de processos da Unidade Alumínio (SP), ministrou uma palestra sobre a otimização de consumo de minério, desde o beneficiamento na mina até o processamento na refinaria de alumina. No dia seguinte, Mariana Lemos, consultora de geologia da Unidade Vazante (MG), explicou ao público a importância da integração entre mina e beneficiamento para o aumento de produtividade.

rn

Franco apresentou dois estudos relacionados ao negócio Alumínio da Votorantim Metais. A partir de um investimento de R$ 220 mil, foi desenvolvido um projeto que aumentou a recuperação mássica da bauxita extraída na Unidade Miraí (MG) – extração e beneficiamento de bauxita – de 38,3% para 41,5%, produzindo um ganho de R$ 1 milhão, em dez meses. “No processo de beneficiamento, as partículas mais grossas da bauxita estavam funcionando como um corpo moedor, diminuindo a granulometria do minério, que acabava passando pelas peneiras e sendo direcionado para as barragens”, explica Thiago.  Para alcançar o resultado, foram implantados anéis haletados em torno do scrubber, fazendo com que tais partículas fossem enviadas para o final do equipamento, conquistando, assim, resultados extremamente satisfatórios para o Negócio.

rn

Já na Unidade Alumínio, foi aplicada a Lógica Fuzzy para diminuir a variabilidade na relação entre a concentração de alumina e teor cáustico (A/C), reduzindo o consumo de bauxita e de vapor vivo no processo de digestão do minério. A tecnologia utiliza um software que trabalha simulando as ações de um operador de painel. A Lógica Fuzzy cria regras fornecidas para a alimentação de bauxita no sistema, através da percepção e da experiência dos operadores de painel e da equipe de processos da fábrica. Essas regras variam para se ajustar ao processo conforme ele acontece e conforme as análises laboratoriais de A/C são feitas – a cada duas horas. “Esta é a primeira aplicação de Lógica Fuzzy para controle de A/C na digestão em uma refinaria de alumina no mundo e conseguimos uma redução de 38% na variabilidade do A/C. Isso correspondeu a um aumento de 2g/l na produtividade da planta”, aponta Thiago. A Lógica Fuzzy ainda poderá auxiliar outras áreas da planta, futuramente, na redução de consumo de gás natural, energia elétrica, cal e tecidos filtrantes, entre outros benefícios.

rn

Já no dia 8, Lemos apresentou os procedimentos de sucesso que são realizados nas Unidades Vazante e Morro Agudo (MG), visando aumentar a produtividade do Negócio Polimetálicos. Por meio de ações multidisciplinares que integram diferentes áreas operacionais da empresa, são realizadas pesquisas que mensuram o teor e outras diversas características do minério. A partir da construção de bancos de dados geometalúrgicos e estratégicos é possível elaborar o planejamento que irá nortear as ações tecnológicas das Unidades.

rn

“Realizamos a amostragem de todos os escopos de lavras que apresentam informações de recuperação, flotação, consumo de reagentes esperados, entre outros, antes de o minério entrar na planta”, pontua Mariana. De acordo com a geóloga, a Unidade de Vazante tinha um horizonte de recuperar 21% do minério. Contudo, com os procedimentos adotados de reunião e análise de dados geometalúrgicos e com a integração dos setores da empresa, a recuperação foi de 43%. “Só em 2014, o faturamento em um dos circuitos de Vazante, duplicou. Mas ainda, temos, vários desafios tecnológicos pela frente”, salienta.

rn

A Votorantim Metais investe em projetos que otimizam os processos de suas operações de mineração, realizando estudos que possibilitam a redução de custos e a competitividade produtiva.

rn

Equipo Mining

rn

A 12ª edição da Equipo Mining aconteceu no Mega Space, em Santa Luzia (MG), entre os dias 4 e 8 de agosto, e contou com a presença de lideranças do setor de mineração, metalurgia, siderurgia e construção. A Equipo Mining reuniu mais de 12 mil participantes, entre engenheiros, técnicos, gestores e executivos. Dentre as atrações do evento, a exposição de máquinas utilizadas na indústria da mineração, as rodadas de negócio e o clico de palestras de empresas e fornecedores do setor.

rn

Sobre a Votorantim Metais

rn

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

rn

Saiba mais em: www.vmetais.com.br

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS

IBRAM anuncia os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…

LEIA MAIS