A pedido da Secima, Unidade Niquelândia organiza palestra sobre segurança de barragens de contenção com consultor Paulo Abrãorn O controle e monitoramento da operação das barragens que armazenam re
A pedido da Secima, Unidade Niquelândia organiza palestra sobre segurança de barragens de contenção com consultor Paulo Abrão
rn
O controle e monitoramento da operação das barragens que armazenam rejeitos do processo produtivo de indústrias da mineração será tema de palestra no dia 2 de julho, das 8h30 às 11h30, em Goiânia (GO), na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). A palestra é destinada a profissionais da área ambiental, que foram convidados pela Secima. O evento está sendo organizado pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, que trará o geólogo Paulo Abrão, como palestrante do evento. A palestra contará também com a presença do gerente-geral de Sustentabilidade da Votorantim Metais, Antonio Eymard Rigobello, do gerente da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade Niquelândia, Valter Silveira, e da engenheira de Meio Ambiente, Priscila Ferracini.
rn
Formado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Abrão possui vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Atua há 45 anos nas áreas de geotecnia para mineração, especialmente em projetos de disposição de rejeitos, disposição de estéril e talude de minas a céu aberto. Na área de barragens de rejeitos, participou de estudos, projetos e auditoria de mais de 100 barragens, no Brasil e no exterior. Atualmente, é sócio-diretor da empresa Geoconsultoria Ltda.
rn
Na palestra em Goiânia, Paulo Abrão irá falar sobre os tipos de barragens de contenção e as formas de disposição de rejeitos (hidráulica, espessada, filtrada etc). Irá abordar também os custos para implantar e manter uma barragem e o que rege a legislação ambiental sobre o tema. O especialista ainda abordará os danos que podem ser provocados quando há ruptura de barragens. Para isso, o palestrante apresentará casos ocorridos no Brasil e no exterior e como as indústrias podem evitar esses acidentes por meio da implantação de sistemas de gestão de segurança de barragens, a exemplo do que é feito pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais.
rn
A empresa possui duas barragens, Jacuba e do Mosquito, que são utilizadas para disposição do rejeito do processo Caron e acumulação e captação de água para utilização no processo. Para fazer a gestão dessas estruturas, a empresa conta com profissionais habilitados e capacitados, envolvendo geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (Sigbar). O sistema é utilizado desde 2004 na Votorantim Metais para gerenciar desde as documentações de projeto das estruturas, passando pelos monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.
rn
Para fazer a gestão dessas estruturas, a empresa conta com profissionais habilitados e capacitados, envolvendo geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (Sigbar). O sistema é utilizado desde 2004 na Votorantim Metais para gerenciar desde as documentações de projeto das estruturas, passando pelos monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.
rn
Serviço
rn
O quê: Palestra “Segurança de Barragens de Contenção”
rn
Quando: 2 de julho (quinta-feira)
rn
Horário: 8h30 às 11h30
rn
Onde: Sede da Secima
rn
Endereço: 11ª Avenida, Qd 94, lt 9/22, s/n, Setor Universitário – Goiânia (GO)
rn
rn
Fonte: Votorantim Metais
Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…
LEIA MAISO Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…
LEIA MAIS4º ciclo do M-Start – crédito: dviulgação 13 startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘DemoDay’, realizado na tarde…
LEIA MAIS