NOTÍCIAS

VOTORANTIM QUER CRIAR COMPLEXO DE ZINCO

10 de dezembro de 2015

A Votorantim Metais, empresa do grupo Votorantim, solicitou a licença de instalação (LI) à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A Votorantim Metais, empresa do grupo Votorantim, solicitou a licença de instalação (LI) à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para construir um complexo minerador destinado à produção de zinco em Paracatu, no Noroeste de Minas, denominado Mina de Ambrósia. O projeto, cuja LI será julgada no próximo dia 17, vai possibilitar a extensão das atividades da companhia em Morro Agudo, no mesmo município, a cerca de 50 quilômetros do empreendimento.

Com a implantação do novo complexo minerador, a vida útil da unidade de Morro Agudo deve se estender até 2020. O projeto Mina de Ambrósia é composto por duas jazidas (Ambrósia Norte e Ambrósia Sul) e é considerado como brownfield, uma vez que a mineração já está estabelecida no local, através das atividades da Kinross (antiga Rio Paracatu Mineração), Calcário Inaê e da própria Votorantim Metais, na unidade Morro Agudo.

Reservas ­ De acordo com o relatório do órgão ambiental, feito com base nas informações repassadas pela empresa, a área prevista para a implantação e operação do projeto chega a aproximadamente 114,5 hectares e as reservas lavráveis somam 1,9 milhão de toneladas de minério sulfetado (zinco e chumbo).

Ao todo, está programada uma lavra anual com estimativa de produção de 450 mil toneladas de minério (oxidado e sulfetado). A vida útil estimada para as atividades de lavra das cavas Ambrósia Norte é de cinco anos e da cava Ambrósia Sul é de quatro anos.

O minério sulfetado proveniente de ambas as frentes de lavra (Ambrósia Sul e Norte) será transportado para a usina de beneficiamento da empresa em Morro Agudo. Já o minério oxidado oriundo de Ambrósia Norte será transportado para a usina de beneficiamento da Votorantim Metais localizada em Vazante, também na região Noroeste, onde será beneficiado para obtenção de zinco e chumbo. O concentrado de zinco obtido nessas plantas será transferido para a usina metalúrgica em Três Marias, na região Central, para obtenção do zinco metálico.

Já o concentrado de chumbo será exportado para a produção do metal primário. O material estéril gerado durante a fase de lavra será depositado nas pilhas de estéreis próximas às cavas.

O desmonte do minério oxidado e estéril friável será feito mecanicamente, com utilização de escavadeiras hidráulicas e trator de esteira.

Neste ano, a Votorantim Metais confirmou que iria mesmo retomar em parte as atividades da planta de matte de níquel em Fortaleza de Minas, no Sul do Estado, para tocar o projeto Extremo Norte, em Vazante, no Noroeste de Minas, destinado a um volume de produção da ordem de 490 mil toneladas de minério de zinco já este ano e orçado em R$ 215 milhões.

O complexo de Vazante é parte do Sistema Três Marias, que compreende a mina Morro do Agudo, no município de Paracatu. O sistema abastece a planta da companhia no município de Três Marias, que tem capacidade de aproximadamente 200 mil toneladas de zinco anualmente.

A companhia conta também com a planta de polimetálicos em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Além dos investimentos em Extremo Norte, conforme já informado, a companhia também está investindo R$ 600 milhões na produção de minério de zinco em Vazante. Os aportes serão feitos na ampliação da vida útil do complexo minerário. O projeto compreende obras de acesso a reservas mais profundas de minério mapeadas dentro da área de exploração da mina, conforme informações da empresa. A previsão é de que a vida útil seja ampliada em mais de dez anos com os investimentos.

Fonte: Diário do Comércio
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Mining Hub celebra 4 anos de atuação com resultados positivos para o setor mineral

26 de janeiro de 2023

O Mining Hub realizou, na última terça-feira, 24, a Retrospectiva da Inovação, quando foram apresentados os resultados alcançados referente à inovação durante…

LEIA MAIS