O palco será o Rio de Janeiro, que sediará de 18 a 21 de outubro o WMC 2016. A organização da 24ª edição do Congresso está a cargo do pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.
Entre os destaques da programação voltada à sustentabilidade no setor estão os painéis “A parceria para o desenvolvimento e o futuro da mineração”, com presença do Sócio da Clareo e Colaborador Sênior da Kellogg Innovation Network (EUA), Kulvir Singh Gill, e “Mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” com a participação do Conselheiro de Política Global de Indústrias Extrativas do PNUD, em Nova York, Casper Sonesson.
Segundo Kulvir Singh Gill, os recursos minerais são finitos. “É fundamental pensar de forma sustentável quando o assunto é mineração e o WMC proporcionará uma excelente oportunidade para compartilhar novos conhecimentos e discutir os avanços científicos relacionados a temática. É necessário considerar o contexto global na qual as mineradoras operam. E nada melhor do que trazer diversos players do setor para refletir e compreender o cenário global e a forma como a sociedade está inserida na mineração. Neste painel iremos explorar as dimensões sociais, econômicas e ambientais que são vitais para o a atividade minerária. Precisamos pensar de forma com que as empresas possibilitem uma distribuição igualitária de benefícios para todos os envolvidos ”, avalia.
Para o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, a sustentabilidade na mineração empresarial ao longo das próximas décadas já está em discussão e o WMC é prova de que ela é sempre uma importante pauta nos principais debates do setor. “As temáticas que mais exigem atenção dos executivos e investidores internacionais são a inovação e o aperfeiçoamento constante das práticas sustentáveis aplicadas tanto à produção quanto aos demais processos industriais”, afirma. Para ele, a inovação e a sustentabilidade são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer segmento da atividade minerária moderna.
Patrocinadores
O World Mining Congress 2016 conta, até o momento, com o patrocínio das mineradoras Vale (Diamante), Votorantim Metais (Diamante), Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos – Sinferbase (Ouro) CBMM (Prata), Anglo American (Bronze), Hydro (Bronze), Kinross (Bronze), Gerdau (Aço) e AngloGold Ashanti (Patrocínio Especial).
Apoiadores
A parceria de diversas entidades, instituições, associações e veículos de comunicação contribui para o sucesso da 24ª edição do World Mining Congress. O evento conta com apoio especial da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), da Global Business Reports (GBR), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério de Minas e Energia (MME).
O WMC é apoiado editorialmente pelos veículos Areia e Brita, Access Africa, Argus Media, Revista Amazônia, Brasil Business Review, Brasil Mineral, Brasil Mining Site, CIM Magazine, Construtores em Revista, Eae Máquinas, Engineering and Mining Journal (E&MJ), El Inversor, Equipo Minero, Horizonte Minero, InfoMine, In The Mine, Madencilik Turkiye, Midia Truck Brasil, Revista Mineração e Sustentabilidade, Minería, Minérios & Minerales, Mining Engineering, Mining Global, Mining Turkey, Nueva Minería y Energía, Notícias de Mineração Brasil, Panorama Minero, Rocas y Minerales, Steel Technology, Revista M&T, Tracbel Magazine, World Coal e WDM Group.
O WMC conta ainda com dois parceiros comerciais: Indus Exposium e AMP – Canadá.
IBRAM – Profissionais do Texto
Evento bate recorde de inscritos: 2800 participantes. 10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos Estudantes e profissionais…
LEIA MAISO desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…
LEIA MAISContar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…
LEIA MAIS