NOTÍCIAS

Workshop aborda Inovação em Mineração

4 de abril de 2014

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) promoveu na quarta-feira (2) o primeiro workshop sobre Inovação em Mineração, em sua sede, no Rio. O evento abordou as linhas de financiamento público disponíveis

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) promoveu na quarta-feira (2) o primeiro workshop sobre Inovação em Mineração, em sua sede, no Rio. O evento abordou as linhas de financiamento público disponíveis e os desafios da inovação tecnológica no setor.

rn

Nos quatro painéis temáticos, foram apresentadas as linhas de financiamento e um levantamento das estratégias de inovação das mineradoras. Durante debate, os convidados sinalizaram urgências que ainda prejudicam o desenvolvimento mais amplo da indústria de mineração.

rn

“A importância da pesquisa científica e da inovação tem se inserido cada vez mais na agenda do desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou Fernando Ribeiro, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep.

rn

Segundo Paulo Resende, superintendente da Área de Fomento e Novos Negócios da Finep, as empresas estão se esforçando para fornecer mais e maiores recursos para a inovação. “O Inova Empresa, lançado há um ano pela presidente Dilma Rousseff, com R$ 32,9 bilhões para áreas estratégicas, tem a Finep como protagonista, e converge vários atores em uma única e eficiente porta de entrada”, disse.

rn

A coordenadora de Recursos Minerais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Tássia de Melo Arraes, palestrou sobre a disponibilidade de recursos para empresas em diversas agências e programas do Governo, via Finep, BNDES, CNPq e Sibratec, entre outras. “O Brasil se destaca ao transformar dinheiro em conhecimento, através de pesquisas, mas ainda não faz o contrário, como mostra o número relativamente baixo de patentes”, afirmou.

rn

Segundo João Furtado, professor da USP e consultor da Vale, a relação entre desenvolvimento e recursos naturais precisa ser mais bem entendida. “Precisamos abandonar a ideia corrente de que esses recursos são uma praga. A riqueza vem do fazer bem feito, o que quer que se faça”, disse.

rn

O evento reuniu mais de 100 participantes, entre empresários, associações, instituições de pesquisa e órgãos de Governo ligados ao setor de mineração. Entre os palestrantes estavam Denilson Rodrigues de Araújo (Samarco), Luiz Mello (Vale), Miguel Nery (ABDI), Vania Andrade (ABM), Roberto Busato (B&A Mineração), Fernando Lins (Cetem), João Luiz Carvalho (Geosol).

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS