Profissionais e gestores das empresas de mineração e siderurgia, fornecedores, prestadores de serviço, acadêmicos e estudantes interessados em participar do 7º Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional –
Profissionais e gestores das empresas de mineração e siderurgia, fornecedores, prestadores de serviço, acadêmicos e estudantes interessados em participar do 7º Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional – Foco Industrial, que acontece de 9 a 11 de junho, em Ipatinga (MG), podem fazer sua inscrição com valor promocional até 15 de maio, sexta-feira.
rn
Contam ainda com descontos especiais os associados ABM, associados júniores, docentes, estudantes técnicos, de graduação ou pós-graduação (mediante comprovante) e funcionários de empresas associadas.
rn
O evento é organizado pela Regional ABM Vale do Aço. A programação começará no dia 9 com a realização simultânea de três cursos, no Escritório Central da Usiminas Ipatinga: Implantação gradativa da NR12; O planejamento para a segurança em movimentação de cargas e perícia; e Assistência técnica em insalubridade e periculosidade.
rn
A partir do dia 10, as atividades serão realizadas no Centro Cultural Usiminas. No período da manhã, o professor, pesquisador e consultor de empresas, João Cândido Oliveira, fará a palestra de abertura Aspectos culturais influenciam as ações de segurança e saúde no trabalho.
rn
À tarde acontecerá o painel Gestão da Saúde e Segurança, com as palestras: Estresse, ansiedade e depressão – inimigos da saúde e segurança?, por Vander Ferraz, da ArcelorMittal Monlevade; e Programa de prevenção de fadigas em ferrosos, por Pedro Mascarenhas, da Vale.
rn
O workshop continua no dia 11 com apresentação de cases de sucesso na parte da manhã: Metodologia de adequação de máquinas/equipamentos na Aperam, apresentado por Nelson Lucas Alves Junior, da Aperam; Emociograma eletrônico e automação de subestações, com Geisson Lima Meireles, Roger Correa e Paulo Henrique Vieira Soares, da Vale; e Evolução da maturidade de segurança, por Alisson Rubens Costa, da Gerdau.
rn
Na parte da tarde será realizado o painel Visão e impactos das mudanças da NR-1, com as palestras: Nova NR-01 – Gestão preventiva em segurança e saúde no trabalho, por Airton Marinho da Silva, auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE; e A importância da gestão de eventos adversos para obter bons resultados na gestão de SST, por Ivone Corgosinho Baumecker, engenheira civil e de Segurança no Trabalho, mestre em Engenharia de Produção, professora da Universidade Fumec e da Fundação Unimed e auditora fiscal aposentada do MTE.
rn
O painel sobre a NR-1 encerrará a programação com a palestra de Gilmar Trivelato, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, pesquisador da FUNDACENTRO desde 1988, atuando nas áreas de Higiene Ocupacional, Segurança Química e Gestão da SST. Trivelato tem grande participação na composição de normas regulamentadoras, foi membro do GT da versão atual da NR 9 (PPRA), colaborou na elaboração da NR 22 (Mineração) e 32 (Estabelecimentos de Saúde) e ainda atuou na elaboração do Anexo I da NR 19 (Explosivos). Integrou a equipe responsável pela capacitação de auditores fiscais do Trabalho sobre Gestão de Riscos e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho da então Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2000 e 2001, além de contribuir com a sua visão na nova redação para a NR 1.
rn
Paralelamente ao evento haverá uma exposição de produtos e serviços das empresas patrocinadoras.
rn
rn
Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
Criar projetos voltados a integrar as pequenas e médias empresas do setor de mineração às boas práticas ESG, além de…
LEIA MAISO Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou na última quinta-feira (27) consulta pública sobre o Plano de…
LEIA MAISDiversificar e movimentar a economia de cidades mineradoras é muito importante para uma melhor saúde financeira desses locais. Nesse sentido,…
LEIA MAIS