NOTÍCIAS

Workshop debate redução de acidentes de trabalho no setor mineral

11 de fevereiro de 2014

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) pretende realizar um acordo de cooperação técnica com o Sesi Nacional (Serviço Socia

rn

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) pretende realizar um acordo de cooperação técnica com o Sesi Nacional (Serviço Social da Indústria) para desenvolver ações que reduzam o afastamento de trabalho no setor mineral. Para isso foi realizado um workshop no dia 4 de fevereiro, no Ministério de Minas e Energia, que reuniu representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), do SESI, da Vale, da Votorantim Metais, da Samarco e da UQV.

rn

 Telton Elber Corrêa, secretário-adjunto de Geologia Mineração e Transformação Mineral falou da importância em desenvolver ações de segurança e saúde. “É importante que o setor mineral repercuta de forma positiva na sociedade. Orientando e informando os trabalhadores no setor mineral a executar suas tarefas de forma segura, evitando acidentes e doenças”, disse.

rn

 De acordo com ele, o setor mineral tem crescido muito e é necessário que os indicadores de segurança e saúde acompanhem esse desenvolvimento. “A mineração, além de trazer emprego e renda, tem que trazer qualidade de vida para quem trabalha no setor e benefícios para a sociedade. É preciso garantir o mínimo de condições saudáveis de trabalho”, afirmou.

rn

Marcos Tadeu, diretor de Operações do Sesi Nacional, falou da importância do acordo de cooperação. “Essas parcerias costumam dar resultados e reduzem os acidentes em até 8%. A ação vai desde ensinar a manusear equipamentos de segurança a criar planos de ação para atuação no setor”, explicou.

rn

As metas do acordo serão alcançadas por meio do intercâmbio,  difusão e divulgação de  informações, promoção de diagnósticos e estudos prospectivos de segmentos do setor, incluindo as áreas de saúde, segurança e interação com APLs (Arranjo Produtivo Local) da base mineral, assim como encontros, reuniões e eventos técnicos.

rn

A parceria também busca articular ações para o desenvolvimento tecnológico propondo ações em conjunto e/ou com terceiros, em áreas de interesse para o setor. Além disso, visa estabelecer acordo de cooperação técnico-científico internacional na indústria de mineração, nas áreas de segurança, saúde do trabalho e socioambiental.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Minérios & Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS