NOTÍCIAS

XAMBIOÁ COMPLETA 57 ANOS COMO PROMISSOR MUNICÍPIO EM DESENVOLVIMENTO

16 de novembro de 2015

Votorantim Cimentos participa da história da cidade, contribuindo para o crescimento da economia local.

Votorantim Cimentos participa da história da cidade, contribuindo para o crescimento da economia local 

No último sábado, dia 14 de novembro, Xambioá completou 57 anos. Localizada na região Oeste do Estado de Tocantins, a cidade surgiu a partir da descoberta de uma jazida de cristal de rocha quartzo, na década de 1950, tendo se emancipado do município de Araguatins em 1958. Xambioá também é famosa por ter sido palco da Guerrilha do Araguaia na década de 1970. A economia da cidade, baseada na agropecuária e no turismo, também tem importante influência da mineração, um mercado que foi desvendado pela Votorantim Cimentos, pioneira na produção de cimentos na região.

Inaugurada em 2009, a fábrica da Votorantim Cimentos em Xambioá é estratégica para a empresa e atende um importante mercado em evolução. Com 600 funcionários diretos e indiretos, a unidade produz 1 milhão de toneladas de cimento por ano. A produção, da marca Tocantins, é escoada, principalmente, para o próprio Estado. Já o cimento da marca Poty é destinado, sobretudo, aos mercados do Pará e Maranhão. 

Além de contribuir com desenvolvimento da economia local, a Votorantim Cimentos em Xambioá busca contribuir para o crescimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida da população. Para isso, a unidade realiza diversos projetos destinados a crianças, jovens, associações comunitárias e empresas. Entre as iniciativas, está o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que oferece consultorias especializadas, capacitações e encontros de negócios para os empresários adequarem suas empresas e torná-las mais competitivas. Já para fortalecer o capital social, a fábrica realiza ações para estimular o diálogo social e o fortalecimento das redes de cooperação locais, por meio da formação de um Conselho Comunitário que identifica oportunidades de desenvolvimento da comunidade.

A unidade apoia ainda três projetos de fomento à cadeia produtiva por meio do Programa ReDes. Promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ReDes tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações.

Na região de Xambioá, contam com apoio do ReDes os projetos XambiArt, formado por 19 mulheres da região de Alto Bonito que produzem biojoias e artesanato; Inclusão Socioprodutiva de Mulheres da Ecosol, voltado à qualificação de mulheres para produção de artigos de artesanato e decoração oriundos da planta de babaçu; e Renascer, que tem como objetivo incrementar os processos de piscicultura já desenvolvidos na região. 

“Além de gerar emprego e renda para a população, a Votorantim Cimentos opera em outras frentes para impulsionar o crescimento sustentável de Xambioá. No aniversário da cidade, parabenizamos todos que contribuem para o crescimento do município e renovamos o nosso compromisso de atuar em sintonia com a realidade local, atentos às necessidades do município e continuando parceiro de iniciativas que contribuam ainda mais para o desenvolvimento regional”, afirmou o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Xambioá, Rodrigo Duarte Moura.

Fonte: Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ESG é caminho sem volta para mineração e outros setores empresariais

3 de novembro de 2020

Mineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…

LEIA MAIS

Diversibram discute papel dos homens na adoção de uma cultura livre de assédio

27 de março de 2025

Com uma bancada de painelistas intencionalmente masculina, o segundo painel da 4ª Diversibram – A Mineração Sem Rótulosdiscutiu o tema…

LEIA MAIS

ANM realiza workshop de Segurança de Barragens de Mineração

20 de abril de 2022

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…

LEIA MAIS