NOTÍCIAS

Yamana recebe prêmio “Empresa do Ano do Setor Mineral”

16 de abril de 2014

Companhia foi indicada três vezes pela revista Brasil Mineral na categoria Médio Porte e outras três como Grande PorternPela sexta vez consecutiva, a Yamana consagra-se detentora do título “Empresa do Ano do Setor Mine

Companhia foi indicada três vezes pela revista Brasil Mineral na categoria Médio Porte e outras três como Grande Porte

rn

Pela sexta vez consecutiva, a Yamana consagra-se detentora do título “Empresa do Ano do Setor Mineral” e é homenageada durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (10), em São Paulo. Desde 2012, a empresa lidera o quesito grande porte, com indicação dos leitores da revista Brasil Mineral, a mais conceituada publicação do setor no país.

rn

“Receber este prêmio por várias vezes mostra nosso empenho e dedicação. Agradeço à equipe da Yamana, sem a qual a empresa não teria se transformado, em um período relativamente curto, naquilo que é hoje. Trata-se de mais uma prova de que estamos indo bem, mesmo neste momento de intensos desafios. Seguimos certos que a mineração brasileira tem futuro e queremos fazer parte disto”, diz Arão Portugal, vice-presidente de Administração e Country Manager Brasil, durante seu discurso.

rn

O troféu foi entregue pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueira da Costa Jr., que, assim como os demais nove representantes do setor, discursou sobre as mudanças no novo código de mineração e os benefícios da atividade para a economia do país.

rn

Cidades onde a mineração é uma das principais atividades econômicas tiveram o Produto Interno Bruto (PIB) per capita aumentado em até 300% de 2000 a 2010, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é um indicador que avalia o grau de desenvolvimento de determinada região, a partir da soma dos salários de toda a população, dividida pelo número total de habitantes.

rn

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida, renda e educação dos municípios, também aumentou. Em Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás, o crescimento médio do IDH foi de 27% na última década, período em que a Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC), empresa da Yamana, instalou-se na região. Alto Horizonte foi o que mais cresceu por influência da mineração, subindo 81 posições no ranking geral do Estado, saindo da 136ª para 55ª colocação. As áreas de maior destaque são educação e renda que, juntos, incrementaram 75% em 10 anos.

rn

Assim como Goiás, o Estado da Bahia registra grandes mudanças sociais e econômicas. Na educação, ambos são beneficiados com o Programa de Gestão Educacional (PGE), da Yamana, que proporciona melhoria na qualidade de ensino público por meio da capacitação de professores e uma gestão eficaz da organização escolar. As instituições que aderiram ao PGE obtiveram resultado 66% melhor que as demais, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).

rn

“Continuaremos buscando as melhores soluções para nossa área de atuação e para o Brasil. Somos um setor de geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida nas áreas mais remotas deste país. A companhia está pronta para assumir seu papel como parceira de toda a sociedade brasileira”, conclui Arão Portugal.

rn

As demais empresas vencedoras foram: Pedreiras Valéria (Mineração de Pequeno Porte), Mineração Caraíba (Mineração de Médio Porte), Gerdau (Siderurgia) e CBMM (Metalurgia).

rn

Sobre a Yamana

rn

A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Chile, Argentina e México. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas. Espera-se que sua produção aumente mais de 60% para um índice anual de 1,7 milhão de onças de ouro-equivalente em 2014, por meio do desenvolvimento de novas minas, expansão das operações atuais e o avanço dos projetos de exploração.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

Vale promove jornada de Inteligência Artificial para atrair estudantes à carreira de cientista de dados

21 de outubro de 2020

A Vale vai promover uma Jornada de Introdução à Inteligência Artificial com o objetivo de divulgar a carreira de cientista…

LEIA MAIS