NOTÍCIAS

Acordo valida pesquisas sobre aproveitamento de resíduos de rochas na agropecuária

26 de fevereiro de 2019

Embrapa, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) assinaram protocolo de intenções para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que permitem o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais na agropecuária.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de pedras naturais. O Espírito Santo conta com o maior arranjo produtivo do setor e é destaque não apenas no tipo de materiais, mas em toda cadeia produtiva que atua na transformação do produto. A Embrapa atua em pesquisas com rochas moídas in natura, chamadas “pó de rocha”. A assinatura do protocolo tem por objetivo estabelecer uma maior interação das entidades envolvidas, levando as pesquisas para o campo da efetiva utilização para o manejo da fertilidade do solo pela recomposição de minerais e aumento da eficiência no uso de nutrientes pelas plantas.

“Queremos que a ciência esteja disponível com os seus recursos para trabalhar em benefício do setor, que certamente trará vantagens significativas para a agropecuária”, disse o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa durante a assinatura do documento, na abertura da Vitoria Stone Fair, no dia 12 de fevereiro. Ele ainda ressaltou que o uso de matérias primas hoje descartadas permite aumentar a oferta de alternativas para reduzir os custos de produção. Segundo ele, a Empresa tem todo interesse em compartilhar conhecimento e somar esforços com as entidades estaduais e o Incaper.

O presidente de Sindirochas, Tales Machado, com entusiasmo, disse que conhecer o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa foi uma grata surpresa. “Estamos muito otimistas e com esperança de que essa iniciativa, a partir de agora, vai fortalecer e fazer toda a diferença para o setor de rochas de todo país. Nosso objetivo é a cooperação conjunta com o objetivo de desenvolver pesquisas e tecnologias para o aproveitamento dos resíduos da mineração e beneficiamento de rochas ornamentais para, entre outras possibilidades, utilização em processos de rochagem, remineralização e recuperação de solos”, comentou.

Presente à solenidade, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância da assinatura do protocolo de intenções para o desenvolvimento do setor de rochas da região. Para ele, a presença da Embrapa no Estado é fundamental e, para isso, colocou a Incaper à disposição para ajudar. Também explicou acreditar na parceria que estava se estabelecendo.

Potencial de uso

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF), Eder Martins, os chamados remineralizadores de solos, além de disponibilizarem novos micronutrientes, aumentam a eficiência de uso de vários outros.

Como parte do acordo de cooperação, Findes e Sindirochas vão disponibilizar informações e dados técnicos para a pesquisa da Embrapa e acompanhar o desenvolvimento do trabalho para fornecer todo o suporte possível. Uma nova agenda está marcada para março, no Espírito Santo. Existem hoje, no Brasil, oito polos de produção de rochas ornamentais: Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Ceará.

Para março, já existe uma nova agenda de trabalho, em solo capixaba, para dar andamento dos trabalhos.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



11º CBMINA: prorrogado prazo para inscrição de trabalho técnico para 30/4

20 de abril de 2023

Esta é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e profissionais relacionados à mineração mostrarem seus conhecimentos para a indústria da mineração:…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

Gerdau anuncia investimento de R$ 200 milhões na usina Riograndense

26 de janeiro de 2022

A Gerdau anunciou, na última quarta-feira (19), que investirá R$ 200 milhões em sua unidade Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS) para…

LEIA MAIS