NOTÍCIAS

Alcoa apoia instituições de Juruti na formação em gestão

22 de maio de 2017

Vinte e duas instituições de Juruti estão recebendo capacitação para aprimorar a gestão e fortalecer a liderança localrn

O município de Juruti, no oeste do Pará, recebe a terceira edição do Projeto Cambará. A iniciativa, conduzida pelo Instituto Alcoa em parceria com a organização FICAS e o Instituto Juruti Sustentável tem o objetivo de fortalecer organizações da sociedade civil para contribuir com o aprimoramento da gestão. “A formação do projeto Cambará é essencial para que possamos conhecer e aprimorar nossa liderança e gestão. Vamos reunir os associados e repassar esse conhecimento que contribuirá para potencializar futuros líderes”. Com esta afirmação Mailson Lira, presidente da Associação das Famílias da Casa Familiar Rural, resume a expectativa e disposição das 22 instituições beneficiadas pela iniciativa este ano em Juruti.
 
Esta é a terceira edição do Cambará em Juruti, que abrange cinco módulos de capacitações para representantes de organizações locais. Neste mês, o Cambará realizou o módulo “Identidade”, abrangendo dinâmicas de auto-conhecimento de cada uma das instituições, seus respectivos objetivos e o engajamento dos integrantes das organizações em sua atuação.  O Cambará seguirá até novembro com uma sequência de novos temas de capacitação, entre eles Papel e Estrutura das Associações, Funcionamento das Associações, Rede de Relacionamento e Planejamento.
 
“A metodologia aplicada considera a realidade, o saber e as experiências dos atores envolvidos, respeitando o processo de aprendizagem de cada um e usando linguagem acessível a todos os participantes. Por isso, teremos uma formação teórico-prática e os participantes terão atividades para realizar entre as estações. É primordial capacitar, desenvolver e fortalecer as instituições e lideranças de Juruti para os desafios futuros”, ressalta Anne Hamoy, analista de Relações Comunitárias da Alcoa Juruti.
 
Laudelina Batista, presidente da Provisão, entidade que trabalha com artesanato e reciclagem em Juruti, aposta no aprendizado para potencializar o talento das mulheres. “Se tem uma coisa que temos que fazer nessa vida é buscar conhecimento. E essa é uma grande oportunidade para as pessoas que estão chegando. Estou muito feliz porque o trabalho desenvolvido pela Provisão gera renda para as famílias jurutienses e essa capacitação é fundamental para que as mulheres mostrem o talento que têm para a sociedade”, diz animada.
 
Outros municípios também serão beneficiados com o Projeto Cambará: Em São Luís/MA, os temas a serem trabalhados serão Desenvolvimento de Projetos e Gestão & Liderança. Em Poços de Caldas/MG, para aprimorar o trabalho das organizações formadas em 2014, 2015 e 2016, serão realizados módulos e intercâmbios com foco em Fortalecimento Institucional. Desde 2014, o Projeto Cambará já beneficiou mais de 274 organizações da sociedade civil brasileira e mais de 460 pessoas foram certificadas.
 
Para Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, o Cambará contribui para o fortalecimento da sociedade civil organizada. “Projetos como este têm um poder imenso de transformação. Quando apoiamos a formação das organizações, temos a certeza de que elas sairão preparadas para aprimorar sua gestão e o desenvolvimento de projetos, além de promover a articulação e integração de diferentes atores da comunidade. Nosso maior objetivo é contribuir para que nossos parceiros se tornem os protagonistas de suas histórias.”
 
Sobre o Instituto Alcoa
 
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS