NOTÍCIAS

Analistas preveem elevação no primeiro semestre

5 de fevereiro de 2013

rnAnalistas preveem uma temporada de pelo menos cinco meses de inflação elevada, perto do limite fixado pelo governo, apesar do corte do preço da energia e do adiamento dos reajustes das tarifas de ônibus.rnAument

rn

Analistas preveem uma temporada de pelo menos cinco meses de inflação elevada, perto do limite fixado pelo governo, apesar do corte do preço da energia e do adiamento dos reajustes das tarifas de ônibus.

rn

Aumentos de alimentos e de serviços pressionaram a inflação em janeiro. O dado oficial sai na próxima quinta-feira, e a expectativa é que a inflação acumulada em um ano, encerrado em janeiro, tenha superado 6%.

rn

A previsão de analistas é que permaneça nesse patamar pelo menos até maio.

rn

Geração térmica pode custar 3,5% na conta de luz

rn

Para Fábio Romão, economista da LCA Consultores, a temporada deve se estender até agosto, e a inflação alcançará o limite da meta (6,5%) em junho.

rn

Além de retirar poder de compra dos consumidores, a inflação mais elevada por meses pode gerar especulações sobre possíveis reações do governo e do Banco Central.

rn

“Será necessário sangue-frio no governo. Mais medidas, em vez de incentivo, podem aumentar a imprevisibilidade, e isso não é bom”, diz André Perfeito, economista-chefe da corretora Gradual.

rn

A temporada de inflação mais pressionada deve perder fôlego no segundo semestre, preveem economistas, e a inflação deve fechar o ano ao redor de 5,5%.

rn

Analistas ouvidos na pesquisa semanal Focus, do BC, contudo, vêm elevando suas expectativas para o fechamento do ano há cinco semanas. Na medição divulgação ontem, a maioria projetava inflação de 5,68%.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS