NOTÍCIAS

Casa da Mineração recebe projeto de valorização da cultura

8 de setembro de 2015

A Casa da Mineração, iniciativa pioneira no Brasil, em parceria do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), receb

A Casa da Mineração, iniciativa pioneira no Brasil, em parceria do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), recebe, nos próximos meses, o projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). O projeto visa incentivar crianças de escolas municipais a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica, aprendendo a valorizar a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município. Engloba alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belém na faixa etária de dez a doze anos. Estima-se que aproximadamente quatro mil alunos de 62 escolas municipais sejam beneficiados com o projeto, até final do ano. Criado em maio de 2014, ele já atendeu mais de 20 escolas. A primeira visita na Casa da Mineração ocorre no dia 08 de setembro e segue até dezembro.

rn

Os estudantes terão a oportunidade de conhecerem amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel, entre outros, e as exposições. Atualmente, está aberta a exposição “Amazônia, bauxita e você. O que tem a ver?”, da Mineração Rio do Norte (MRN). A exposição mostra onde a bauxita está presente no dia a dia das pessoas e a relação da cadeia do alumínio com a bauxita. Mostra também por que o alumínio é o material mais desejado pelos fabricantes de produtos de tecnologia móvel e aborda a relação entre as disciplinas escolares e a produção mineral no Pará, daí o mote “O que tem a ver?”. A proposta é mostrar as ciências que existem por trás da produção da bauxita: da geografia à biologia.

rn

Para o presidente do sindicato, José Fernando Gomes Júnior, além de representar um lugar para a visitação, a Casa da Mineração é um espaço para articular junto com autoridades, técnicos e tomadores de decisão, programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade, uma das que mais movimentam a economia paraense. “Estamos aqui para apoiar as empresas e levar a cultura minerária à sociedade, afinal a gente só ama o que conhece. Já promovemos várias exposições no espaço, como a exposição sobre os 10 anos da Mina do Sossego ano passado e outras mais acontecerão”, destaca José Fernando.

rn

Serviço: Visita na Casa da Mineração dentro do Projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”. De 08 de setembro a 01 de dezembro. Escolas participantes: República de Portugal, Helder Fialho, Avertano Rocha, Liceu Mestre, Gabriel Lage, Amália Paugartten e Manuela Freitas.

rn

 

rn

 

 

Fonte: ORM News

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alcoa comemora 9 anos ajudando a transformar a vida das pessoas em Juruti

24 de setembro de 2018

Desde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS