A Casa da Mineração, iniciativa pioneira no Brasil, em parceria do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), receb
A Casa da Mineração, iniciativa pioneira no Brasil, em parceria do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), recebe, nos próximos meses, o projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). O projeto visa incentivar crianças de escolas municipais a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica, aprendendo a valorizar a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município. Engloba alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belém na faixa etária de dez a doze anos. Estima-se que aproximadamente quatro mil alunos de 62 escolas municipais sejam beneficiados com o projeto, até final do ano. Criado em maio de 2014, ele já atendeu mais de 20 escolas. A primeira visita na Casa da Mineração ocorre no dia 08 de setembro e segue até dezembro.
rn
Os estudantes terão a oportunidade de conhecerem amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel, entre outros, e as exposições. Atualmente, está aberta a exposição “Amazônia, bauxita e você. O que tem a ver?”, da Mineração Rio do Norte (MRN). A exposição mostra onde a bauxita está presente no dia a dia das pessoas e a relação da cadeia do alumínio com a bauxita. Mostra também por que o alumínio é o material mais desejado pelos fabricantes de produtos de tecnologia móvel e aborda a relação entre as disciplinas escolares e a produção mineral no Pará, daí o mote “O que tem a ver?”. A proposta é mostrar as ciências que existem por trás da produção da bauxita: da geografia à biologia.
rn
Para o presidente do sindicato, José Fernando Gomes Júnior, além de representar um lugar para a visitação, a Casa da Mineração é um espaço para articular junto com autoridades, técnicos e tomadores de decisão, programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade, uma das que mais movimentam a economia paraense. “Estamos aqui para apoiar as empresas e levar a cultura minerária à sociedade, afinal a gente só ama o que conhece. Já promovemos várias exposições no espaço, como a exposição sobre os 10 anos da Mina do Sossego ano passado e outras mais acontecerão”, destaca José Fernando.
rn
Serviço: Visita na Casa da Mineração dentro do Projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”. De 08 de setembro a 01 de dezembro. Escolas participantes: República de Portugal, Helder Fialho, Avertano Rocha, Liceu Mestre, Gabriel Lage, Amália Paugartten e Manuela Freitas.
rn
rn
Fonte: ORM News
As inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos foram prorrogadas para o dia 7 de…
LEIA MAISCom mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…
LEIA MAISAs inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 13 de abril O Instituto Brasileiro de Mineração…
LEIA MAIS