NOTÍCIAS

Clariant finaliza aquisição da Companhia Brasileira de Bentonita

8 de julho de 2015

A suíça Clariant concluiu, na última quarta-feira (1), a aquisição dos 50% restantes da Companhia Brasileira de Bentonita (CBB), que pertenciam à Geosol, especializada em serviços de exploraç&at

rn

A suíça Clariant concluiu, na última quarta-feira (1), a aquisição dos 50% restantes da Companhia Brasileira de Bentonita (CBB), que pertenciam à Geosol, especializada em serviços de exploração mineral. A Clariant já era dona da outra metade das quotas da empresa, que opera uma mina de bentonita em Vitória da Conquista (BA).

Os detalhes financeiros da operação não foram divulgados pela Clariant. Segundo a empresa suíça, a aquisição tem potencial para expandir os negócios da Clariant no mercado brasileiro, em especial no setor de peletização de minério de ferro. A bentonita é uma argila aditivada utilizada no processo de aglutinação do minério para fins de exportação.

rn

“A empresa também poderá fortalecer sua participação nos mercados de fundição e de engenharia civil, altamente demandantes de produtos à base de bentonita, bem como atuar em novas frentes nas indústrias de detergentes e de papel”, informou a Clariant em comunicado à imprensa na última quinta-feira (2).

rn

A unidade da CBB em Vitória da Conquista (BA) inclui uma mina de extração de bentonita, estação de beneficiamento, planta produtiva com tecnologia de alta geração, laboratórios, depósitos e escritório.

rn

 

rn

“Esta aquisição demonstra nosso compromisso com o crescimento dos negócios de bentonita na América Latina e representa um passo importante para que a Clariant se torne uma empresa líder em bentonita pelo fortalecimento de nossa posição global”, afirmou Sven Schultheis, Diretor da Unidade de Negócios Functional Minerals da Clariant.

rn

Segundo o executivo, a aquisição da CBB visa expandir o portfólio da Clariant e é uma iniciativa estratégica para atender a crescente demanda de clientes da empresa suíça no Brasil.

rn

A Clariant possui 11 direitos minerários no Brasil, sendo duas concessões de lavra para argila em São Paulo. A empresa ainda detém processos para manganês e rocha betuminosa nos Estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo, segundo dados do Jazida.com.

rn

 

rn

A CBB também possui 11 direitos, sendo uma concessão de lavra de argila na Bahia. A companhia possui ainda processos para manganês, todos também na Bahia.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alcoa comemora 9 anos ajudando a transformar a vida das pessoas em Juruti

24 de setembro de 2018

Desde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS