NOTÍCIAS

CPRM está próxima de finalização de relatório sobre potencial mineral nos mares

10 de janeiro de 2013

rnA Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) está finalizado um relatório sobre o potencial mineral de uma área de 3 mil km² localizada em águas internacionais do Atlântico, em uma r

rn

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) está finalizado um relatório sobre o potencial mineral de uma área de 3 mil km² localizada em águas internacionais do Atlântico, em uma região conhecida como Alto do Rio Grande – situada a mais de 1.500 km da costa brasileira. Os pesquisadores encontraram indícios de ferro, manganês e cobalto. Os recursos para continuação do projeto estão no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ordem de R$ 90 milhões previstos para os próximos anos.

rn

Enquanto isso, no fundo do oceano

rn

A equipe de pesquisadores da CPRM acaba de realizar o primeiro mapeamento do que se encontra sob a água do mar de Fernando de Noronha, a 545 km de Recife. A expedição, realizada em novembro coletou amostras de rochas e sedimentos à profundidade de até 50 m. Como incluiu áreas inseridas em unidades de conservação federais, a companhia solicitou licença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar a expedição na região. Um dos cuidados adotados para manter o equilíbrio ecológico da ilha, foi o uso de uma câmara acoplada ao casco da embarcação para orientar a ancoragem.

rn

O estudo faz parte do Programa de Geologia Marinha, que visa avaliar o potencial mineral e científico da Plataforma Continental Jurídica Brasileira. Para o trabalho, foi adquirido um martelo inercial para coleta de material mais resistente, como as magmáticas e sedimentares.

rn

Antes do trabalho de coleta, a equipe do CPRM realizou no início do ano mapeamento do fundo do mar a partir de uma aeronave. A tecnologia, chamada Shoals-1000T, utiliza dois feixes de laser, um verde e um infravermelho. O primeiro registra o relevo e o segundo calcula a lâmina-d água.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Brasil Mining Site

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS