NOTÍCIAS

Diretor-presidente da CPRM participa de seminário sobre inovação na indústria mineral

27 de junho de 2017

Programas de inovação e tecnologia em andamento pela CPRM também foram apresentados pelo diretor-presidente

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou na quinta-feira (22/6), em Belo Horizonte, os programas de desenvolvimento e de inovação (P&D) e cooperação com o Serviço Geológico Alemão, durante o 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais. A iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria dos dois países discutiu como proporcionar conhecimento e expertise sobre as tendências e tecnologias alemãs para o setor, em especial com as oportunidades da Indústria 4.0.

Ledsham explicou o plano estratégico 2017/ 2021, que atualizou a missão e a visão da empresa, que tem como pilares para atingir os resultados, o comprometimento na entrega de valor para a sociedade, governança e gestão, incentivo inovação e tecnologia por meio de parcerias e pessoas.

O diretor-presidente destacou que a CPRM vai focar seu trabalho no conhecimento da superfície, ampliando oportunidades para a mineração, água, energia e alocação de resíduos. Para alcançar esse objetivo vai impulsionar novas tecnologias e inovação para fornecer novos dados e meios para modelar e prever processos geológicos, investigações geofísicas e geoquímicas de alta resolução e propor novos modelos e geológicos.

Eduardo Ledhsam também anunciou a criação de uma fundação científico-tecnológica com núcleo em inovação e tecnologia em tectônica, geofísica, geoquímica e recursos dos continentes e oceanos. Esse núcleo será alinhado com as principais expertises da instituição e demandas dos setores da mineração e óleo & gás, focando sua atuação em linhas de pesquisa voltadas para evolução continental e sistemas minerais, geologia marinha e análises de bacias, hidrosfera, solo e meio ambiente.

A parceria com o Serviço Geológico Alemão no projeto de Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia foi apresentada pelo diretor-presidente. Ele destacou que a parceria vai desenvolver testes de processamento mineral de cassiterita nos locais onde destaques minerais foram identificados, com intuito de incrementar a eficiência, além de estudar ocorrências de subprodutos em escórias da metalurgia do estanho.

Programas de inovação e tecnologia em andamento pela CPRM também foram apresentados pelo diretor-presidente, entre eles, participação da CPRM programa One Geology, a disponibilização de mapa e base de dados geológicos, parceria com Serviços Geológicos: Europeu, Asiático, Americano; e a transferência de tecnologia para os países da América do Sul e África.

Dividido em painéis, o conteúdo do seminário, que reuniu especialistas brasileiros e alemães, de diversas vertentes atuais da mineração, com foco para a 4ª Revolução Industrial. Neste sentido, o encontro abordou a digitalização aplicada na indústria de mineração; como ganhar competitividade e redução de custos com as novas tecnologias; os avanços com o monitoramento online, além de cases para o gerenciamento de produção por meio da implementação de aplicativo móvel.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS