NOTÍCIAS

Extrair metais no espaço pode ser rentável em até 30 anos, diz cientista

22 de fevereiro de 2013

rnA atual tecnologia permite extrair minerais no espaço, mas a rentabilidade dessas operações ainda é questionável, afirmaram cientistas reunidos nesta quarta-feira (20) na Austrália. Segundo René Frad

rn

A atual tecnologia permite extrair minerais no espaço, mas a rentabilidade dessas operações ainda é questionável, afirmaram cientistas reunidos nesta quarta-feira (20) na Austrália. Segundo René Frader, um dos diretores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa – departamento responsável pela atual missão do robô Curiosity –, a extração espacial poderá ser possível e rentável em 20 a 30 anos.

rn

Pode parecer interessante a possibilidade de obter “terras-raras”, metais indispensáveis para a indústria de alta tecnologia, tanto na Lua quanto em asteroides, segundo os cientistas e diretores de grupos de mineração reunidos no Fórum de Minas Fora da Terra, o primeiro do gênero.

rn

“Acredito que estamos no ponto em que as pessoas dizem: ‘Sim, acredito que isso é possível’”, declarou Andrew Dempster, do Centro Australiano para a Engenharia Espacial. “A parte mais importante da tecnologia está pronta, mas tem que ser rentável”, completou.

rn

Os custos são grandes, segundo as atuais estimativas: transportar um quilo de material de extração à Lua custa US$ 100 mil (quase R$ 200 mil), sem contar o valor do próprio material.

rn

A gravidade, as temperaturas, a pressão atmosférica, as radiações e a consistência do solo apresentam dificuldades sem precedentes. Mas as operações no espaço seriam em grande parte automáticas e teleguiadas, segundo os cientistas.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Ambiente Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS