NOTÍCIAS

Extrair metais no espaço pode ser rentável em até 30 anos, diz cientista

22 de fevereiro de 2013

rnA atual tecnologia permite extrair minerais no espaço, mas a rentabilidade dessas operações ainda é questionável, afirmaram cientistas reunidos nesta quarta-feira (20) na Austrália. Segundo René Frad

rn

A atual tecnologia permite extrair minerais no espaço, mas a rentabilidade dessas operações ainda é questionável, afirmaram cientistas reunidos nesta quarta-feira (20) na Austrália. Segundo René Frader, um dos diretores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa – departamento responsável pela atual missão do robô Curiosity –, a extração espacial poderá ser possível e rentável em 20 a 30 anos.

rn

Pode parecer interessante a possibilidade de obter “terras-raras”, metais indispensáveis para a indústria de alta tecnologia, tanto na Lua quanto em asteroides, segundo os cientistas e diretores de grupos de mineração reunidos no Fórum de Minas Fora da Terra, o primeiro do gênero.

rn

“Acredito que estamos no ponto em que as pessoas dizem: ‘Sim, acredito que isso é possível’”, declarou Andrew Dempster, do Centro Australiano para a Engenharia Espacial. “A parte mais importante da tecnologia está pronta, mas tem que ser rentável”, completou.

rn

Os custos são grandes, segundo as atuais estimativas: transportar um quilo de material de extração à Lua custa US$ 100 mil (quase R$ 200 mil), sem contar o valor do próprio material.

rn

A gravidade, as temperaturas, a pressão atmosférica, as radiações e a consistência do solo apresentam dificuldades sem precedentes. Mas as operações no espaço seriam em grande parte automáticas e teleguiadas, segundo os cientistas.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Ambiente Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração…

LEIA MAIS

Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS