NOTÍCIAS

IBRAM participa de iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento

30 de junho de 2017

Cerca de 30 participantes de países da América Latina e Caribe discutiram, em conjunto, o reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa em todo o mundo

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, participou da “Iniciativa para o Setor Extrativo”, evento promovido entre os dias 21 e 24 de junho de 2017 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos. Cerca de 30 participantes de países da América Latina e Caribe discutiram, em conjunto, o reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa em todo o mundo.
 
O objetivo do evento é a construção de uma estratégia conjunta para o desenvolvimento da imagem do setor na América Latina. Estimativas do BID apontam que a indústria extrativa representa aproximadamente15% do comércio regional nos locais em que está presente. Nos últimos anos o BID mobilizou mais de 4,2 bilhões de dólares em projetos relacionados à área em todo o mundo.
 
Rinaldo Mancin explica que “a indústria extrativa em diversos lugares do mundo como a Noruega e Suécia é reconhecida por construir um legado positivo, desenvolver fornecedores, universidades, projetos sociais, etc. Essa é a narrativa que pretendemos construir nos países da América Latina”.
 
A iniciativa teve início após uma doação do Governo do Canadá de 20 milhões de dólares para o BID para o reposicionamento do setor. “O BID apóia programas de desenvolvimento, projetos e políticas públicas em vários países no mundo, mas a Indústria Extrativa não era ainda uma agenda prioritária. Essa é a primeira vez que aceita esse desafio e, para isso, criou um grupo de inteligência formado por representantes do setor produtivo, academia, sociedade civil e Organizações Não Governamentais (ONG’s). Essa foi a primeira reunião de trabalho”, detalha Mancin.
 
A previsão é que sejam realizadas aproximadamente de seis reuniões em um período de 18 meses.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS