NOTÍCIAS

IBRAM participa de iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento

30 de junho de 2017

Cerca de 30 participantes de países da América Latina e Caribe discutiram, em conjunto, o reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa em todo o mundo

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, participou da “Iniciativa para o Setor Extrativo”, evento promovido entre os dias 21 e 24 de junho de 2017 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos. Cerca de 30 participantes de países da América Latina e Caribe discutiram, em conjunto, o reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa em todo o mundo.
 
O objetivo do evento é a construção de uma estratégia conjunta para o desenvolvimento da imagem do setor na América Latina. Estimativas do BID apontam que a indústria extrativa representa aproximadamente15% do comércio regional nos locais em que está presente. Nos últimos anos o BID mobilizou mais de 4,2 bilhões de dólares em projetos relacionados à área em todo o mundo.
 
Rinaldo Mancin explica que “a indústria extrativa em diversos lugares do mundo como a Noruega e Suécia é reconhecida por construir um legado positivo, desenvolver fornecedores, universidades, projetos sociais, etc. Essa é a narrativa que pretendemos construir nos países da América Latina”.
 
A iniciativa teve início após uma doação do Governo do Canadá de 20 milhões de dólares para o BID para o reposicionamento do setor. “O BID apóia programas de desenvolvimento, projetos e políticas públicas em vários países no mundo, mas a Indústria Extrativa não era ainda uma agenda prioritária. Essa é a primeira vez que aceita esse desafio e, para isso, criou um grupo de inteligência formado por representantes do setor produtivo, academia, sociedade civil e Organizações Não Governamentais (ONG’s). Essa foi a primeira reunião de trabalho”, detalha Mancin.
 
A previsão é que sejam realizadas aproximadamente de seis reuniões em um período de 18 meses.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS