NOTÍCIAS

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas pelo diretor de Relações de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Mello, na 10ª edição do Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy. O evento ocorreu na última segunda-feira (19), no Rio de Janeiro (RJ).

Alexandre Mello comentou sobre o trabalho da indústria em evoluir para uma atividade ainda mais sustentável e proporcionar insumos para combater riscos climáticos. “As discussões internacionais na agenda do clima evidenciam a necessidade de o mundo avançar na descarbonização. A mineração brasileira está focada em contribuir para isso e o IBRAM e mineradoras associadas estruturam a Agenda ESG da Mineração do Brasil para promover as transformações nos processos da mineração e, assim o setor poderá se tornar ainda mais seguro e responsável”, afirmou.

Ele reforçou que esta pauta é prioritária para o IBRAM e as mineradoras associadas, tanto que o Instituto firmou um convênio de consultoria com a empresa Catapult Energy. “Serão avaliados quais são as oportunidades de descarbonização e mitigação de redução de gases de efeito estufa nos processos indústrias da mineração. O trabalho será iniciado no segundo semestre deste ano” afirmou Alexandre Mello.

O diretor do IBRAM ainda lembrou que sem mineração não é possível evoluir na transição energética. “O Brasil precisa caminhar e se destacar na produção de minerais estratégicos para o fornecimento de matérias-primas fundamentais para essa transição. Por isso, é importante obter um conhecimento geológico melhor do território brasileiro, pois atualmente cerca de 4% do nosso território é mapeado em uma escala adequada”, disse.

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

10ª edição do Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy – crédito: divulgação

Sobre Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

Este é um evento anual, organizado pelo governo britânico,  que visa promover e fortalecer a parceria entre o Reino Unido e o Brasil nos setores de energia e descarbonização, por meio do compartilhamento de conhecimento e intercâmbio comercial.

 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS