NOTÍCIAS

Ibram prevê aumento de 5% na produção de minério de ferro em 2012

15 de junho de 2012

rnO Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) prevê um aumento de 5% da produção de minério de ferro em 2012, em relação ao ano anterior. Em 2011, o setor registrou recorde de crescimento de 25%,

rn

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) prevê um aumento de 5% da produção de minério de ferro em 2012, em relação ao ano anterior. Em 2011, o setor registrou recorde de crescimento de 25%, atingindo a produção de 467 milhões de toneladas.

rn

O presidente do Ibram, José Fernando Coura, demonstrou hoje preocupação com o agravamento da crise econômica na Europa. “A crise está ficando sistêmica. A crise na Europa afeta a China, nosso maior comprador de commodities minerais e agrícolas”, alertou o executivo, que participou do Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, dentro da agenda da Rio + 20, no Rio de Janeiro.

rn

Apesar do agravamento da crise, Coura afirmou que a previsão de investimentos de US$ 75 bilhões no setor de mineração no Brasil, de 2012 a 2016, está mantida. Segundo ele, os investimentos fazem parte de projetos em implantação.

rn

Coura informou que as mineradoras relataram ao Ibram que os pedidos de autorização e lavras do setor estão paralisados no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) à espera de aprovação desde novembro do ano passado. Ele não soube informar o total de pedidos, mas disse que pelo menos 4 mil alvarás de pesquisas estão parados no órgão.

rn

O presidente do Ibram afirmou que espera que o governo encaminhe ainda neste ano para o Congresso a proposta do marco regulatório do setor de mineração. “Acredito que o marco trará segurança jurídica, respeito aos contratos firmados anteriormente e atratividade de investimentos”, ressaltou Coura.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ​

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi​sitante 100 mil, dentro do seu Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS