NOTÍCIAS

Ibram prevê aumento de 5% na produção de minério de ferro em 2012

15 de junho de 2012

rnO Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) prevê um aumento de 5% da produção de minério de ferro em 2012, em relação ao ano anterior. Em 2011, o setor registrou recorde de crescimento de 25%,

rn

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) prevê um aumento de 5% da produção de minério de ferro em 2012, em relação ao ano anterior. Em 2011, o setor registrou recorde de crescimento de 25%, atingindo a produção de 467 milhões de toneladas.

rn

O presidente do Ibram, José Fernando Coura, demonstrou hoje preocupação com o agravamento da crise econômica na Europa. “A crise está ficando sistêmica. A crise na Europa afeta a China, nosso maior comprador de commodities minerais e agrícolas”, alertou o executivo, que participou do Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, dentro da agenda da Rio + 20, no Rio de Janeiro.

rn

Apesar do agravamento da crise, Coura afirmou que a previsão de investimentos de US$ 75 bilhões no setor de mineração no Brasil, de 2012 a 2016, está mantida. Segundo ele, os investimentos fazem parte de projetos em implantação.

rn

Coura informou que as mineradoras relataram ao Ibram que os pedidos de autorização e lavras do setor estão paralisados no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) à espera de aprovação desde novembro do ano passado. Ele não soube informar o total de pedidos, mas disse que pelo menos 4 mil alvarás de pesquisas estão parados no órgão.

rn

O presidente do Ibram afirmou que espera que o governo encaminhe ainda neste ano para o Congresso a proposta do marco regulatório do setor de mineração. “Acredito que o marco trará segurança jurídica, respeito aos contratos firmados anteriormente e atratividade de investimentos”, ressaltou Coura.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS