NOTÍCIAS

Metais que escrevem história de MG estão reunidos em museu, em BH

25 de agosto de 2015

Ouro, diamante, minério. Os metais que escrevem a história de Minas estão reunidos em um museu, em Belo Horizonte, onde a interação chama a atenção dos visitantes. Um lugar que reúne um pouco da

Ouro, diamante, minério. Os metais que escrevem a história de Minas estão reunidos em um museu, em Belo Horizonte, onde a interação chama a atenção dos visitantes. Um lugar que reúne um pouco da história da maior vocação econômica do estado.

rn

Instalado desde 2010 na antiga sede da Secretaria de Estado da Educação, o Museu das Minas e do Metal abriga um acervo importante sobre as atividades de mineração e de metalurgia no estado.

rn

De acordo com a diretora da instituição, Helen Mourão, o museu foi concebido para trabalhar a relação da mineração e da metalurgia com as expressões culturais de Minas. “Nós trabalhamos 10 minas históricas, nós temos ouro, ferro, zinco, alumínio, manganês e por aí, contados de uma forma totalmente diferente do tradicional museu que a gente conhece”, explica.

rn

As histórias contam com a tecnologia para interagir com o visitante. Há um elevador que é uma reprodução da mina de Morro Velho, em Nova Lima, onde, em 1881, o imperador Dom Pedro II fez uma visita durante uma viagem por Minas Gerais. As animações tentam reproduzir esse momento.

rn

A arquitetura é outro atrativo. O prédio, de 1897, foi restaurado. As pinturas originais, recuperadas. Há ainda um acervo com 400 amostras de minerais do mundo inteiro.

rn

O Museu das Minas e do Metal fica na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

rn

Veja o horário de Funcionamento do Museu:

rn

Terça a domingo
das 12 às 18 horas

rn

Quinta-feira
das 12 às 22 horas

rn

Toda última terça-feira do mês
das 12 às 17 horas

rn

 

rn

 

 

Fonte: G1

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS