NOTÍCIAS

Mina modifica plano de fogo para otimizar desmonte

25 de janeiro de 2013

rnrnLocalizada em Santana do Cariri (CE), a mina Pedra Branca da Chaves Mineração e Indústria iniciou em sua unidade de extração de Gipsita o estudo sobre redução de custos coordenado pelo en

rn

rn

Localizada em Santana do Cariri (CE), a mina Pedra Branca da Chaves Mineração e Indústria iniciou em sua unidade de extração de Gipsita o estudo sobre redução de custos coordenado pelo engenheiro de minas André Queiroz Otelo, que trabalha para alcançar o equilíbrio entre o desmonte primário, secundário e terciário, controle antes feito por quantidade de explosivo utilizado e produção realizada.

rn

No momento, a perda de material in situ, para o que é carregado nos caminhões, chega a 50 % e como as frentes de lavra na mina são muito fraturadas, o fechamento da malha (afastamento X espaçamento) nem sempre diminui o número de matacos, ou pior, acaba por gerar excesso de finos com perda de minério. Procurar uma situação ótima entre os desmontes primários (na bancada), secundários (fogachos) e terciários (rompedores) é de suma importância para uma menor perda de material com diminuição dos custos.

rn

 

rn

 

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Minério & Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS