NOTÍCIAS

Mineradora Vanádio de Maracás gera 600 novas vagas na Bahia

19 de fevereiro de 2013

rnA Vanádio de Maracás S/A, primeira mina de vanádio das Américas, gera cerca de 1.500 empregos diretos na região da cidade de Maracás (a 365 km de Salvador), centro-sul do Estado, apenas em seu períod

rn

A Vanádio de Maracás S/A, primeira mina de vanádio das Américas, gera cerca de 1.500 empregos diretos na região da cidade de Maracás (a 365 km de Salvador), centro-sul do Estado, apenas em seu período de construção, primeira fase do projeto ainda em curso.

rn

Após o início do funcionamento, previsto para novembro deste ano, o empreendimento deve contratar 600 funcionários para ocupar cargos e funções na mineradora.

rn

Com um aporte de R$ 555 milhões em investimentos por parte do grupo canadense Largo Resources, sócio majoritário da nova empresa de mineração, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a Vanádio de Maracás será a mina com maior teor do metal e menor custo de produção em todo o mundo. Segundo a assessoria de comunicação do projeto, do total investido, R$ 5 milhões serão destinados à obras socioambientais voltados para a comunidade local.

rn

O projeto é em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), detentora dos direitos minerais das áreas.

rn

Com a implantação da mineradora, a expectativa inicial de produção anual da Vanádio de Maracás é de 5 mil toneladas de liga derivada do vanádio. Atualmente, segundo a CBPM, o Brasil consome cerca de 1,2 mil toneladas. Sendo assim, a produção excedente deverá ser exportada para a China, Estados Unidos e países da Europa.

rn

Quanto a exploração do mineral trará em riqueza para os governos municipal, estadual e federal, ainda não foi informado. O que se sabe é que 2% do valor arrecadado será destinado a eles, sendo 60% para o município de 40% para o estado e a União.

rn

No próximo dia 21, a grupo Largo Resources vai realizar o lançamento da sua pedra fundamental, cerimônia de colocação do primeiro bloco de pedra acima da construção. O evento acontece às 10 horas, em Maracás, e contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, lideranças federais, estaduais e municipais, representantes da empresa e comunidade local.

rn

O início da implantação do projeto aconteceu em 2007, com trabalhos de sondagens complementares e realização dos estudos de impactos ambientais e de pré-viabilidade, tendo a Licença de Localização (LL) sido obtida em 2010.

rn

O vanádio é um mineral usado em aços (como componente de liga, porque aumenta a resistência e reduz o peso) e, principalmente, na indústria aeroespacial e como catalisador nas indústrias de petróleo e gás (tubulações).

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: A Tarde

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS