NOTÍCIAS

Nexa anuncia start-ups finalistas da segunda edição do Mining Lab

3 de julho de 2018

A Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) elegeu hoje (29) 10 start-ups finalistas do Mining Lab 2 após apresentação dos projetos inscritos no programa à banca avaliadora durante o Demo Day. Os vencedores receberão investimento financeiro, assessoria semanal de profissionais durante um ano, qualificação em gestão financeira, jurídica e marketing, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades da Nexa.

Confira as finalistas do Mining Lab 2 organizadas por categoria:

Economia Circular – Aquova (CAN), Biopolynet (CAN), Knowledge Direction do Brasil (BR)

Concentração Mineral – EMin (BR)

Logística – Authenticiti (USA)

Automação – FLEETOP (BR), RockMass Technologies (CAN), 4HELIXLABS (PER)

IOT/TI – Geoinnovación (PER), ShiftOne (BR)

O Mining Lab está em sua segunda edição. Neste ano, foram 186 projetos inscritos e 20 start-ups selecionadas após as primeiras etapas de triagem. Antes do Demo Day, os candidatos tiveram uma semana de preparação, período chamado Boot Camp, no qual os projetos foram acompanhados por mentores técnicos e de gestão da Nexa. Desse modo, os empreendedores formataram a proposta de valor de cada projeto para apresentar à banca, que avaliou critérios como viabilidade, alinhamento estratégico, tecnologia, solução e equipe. A banca julgadora foi composta por diretores de diversas áreas da Nexa.

“Somos uma empresa que busca continuamente inovação – na forma de tecnologia e de novos processos. E as start-ups nos propiciam isso. Nosso objetivo é que a indústria como um todo mude o mindset e que seja possível fazer do setor de mineração, que é tão importante para o mundo, um segmento cada vez mais inteligente”, comenta Tito Martins, CEO da Nexa.

Internacionalização. O Demo Day marca o crescimento global do Mining Lab, que em sua primeira edição foi direcionado apenas para start-ups brasileiras. Entre as participantes que chegaram a esta etapa há representantes do Brasil (10), Canadá (5), Peru (3), Chile (1) e Estados Unidos (1).

Sobre o Mining Lab

Lançado em 2016, o Mining Lab é um programa pioneiro do setor de mineração. A primeira edição, que ainda está em curso, teve como desafios as áreas de energia renovável e nanotecnologia. Cinco projetos estão na fase de desenvolvimento de piloto industrial e deverão ser implementados nos processos das operações da Nexa ao final do processo.

O objetivo da Nexa (ex-Votorantim Metais S.A.) é formar uma parceria com essas organizações para o desenvolvimento de soluções inovadoras a serem implantadas nas unidades industriais da empresa.  Com o programa, enquanto a Nexa busca melhorar a eficiência e elevar a produtividade, as start-ups têm a oportunidade de se tornarem fornecedoras de uma grande empresa.

O Mining Lab 2 vai investir um total de US$ 2,4 milhões nas propostas finalistas, sem exigência de contrapartida societária.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS