NOTÍCIAS

Participe do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

19 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Núcleo Tecnológico de Estudos dos Impactos da Mineração (NEIM) no Campus Cruz das Almas. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

A organização do evento fará uma contribuição solidária: os participantes deverão levar, no dia do credenciamento, um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica.

O objetivo do evento é reunir estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de temáticas relacionadas à mineração e meio ambiente e a comunidade para discutir a atividade mineradora.

A inscrição de trabalhos científicos pode ser realizada até o dia 5 de outubro, por meio do envio de resumos. O resultado dos resumos aceitos acontece até dia 22 de outubro. As apresentações serão em formato de pôster e os resumos serão publicados nos Anais do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia em formato de Cadernos de Resumos, com ISBN (International Standard Book Number). Cada participante poderá submeter apenas um trabalho como primeiro autor/apresentador.

Os trabalhos deverão se inserir nos seguintes eixos temáticos: (1) Recursos Naturais; (2) Planejamento Ambiental e Mineração; (3) Mineração, Conflitos Ambientais e Responsabilidade Social; (4) Recuperação de Áreas Degradadas; (5) Novas Tecnologias da Mineração; e (6) Políticas Públicas da Mineração.

Programação provisória

O evento prevê palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos em formato de pôster. Serão discutidos aspectos legais, potenciais minerais do Brasil, recuperação de áreas degradadas, conflitos, entre outras temáticas relevantes e atuais do setor mineral. O objetivo é que este Seminário seja oferecido regularmente nos próximos anos, e fomente ainda mais as discussões sobre a temática.

11/11/2018 (domingo)

17h às 19h – credenciamento.

19h – Boas vindas e palestra de abertura com a apresentação do NEIM com o professor Paulo Gabriel Soledade Nacif.

Coquetel e apresentação cultural.

12/11/2018 (segunda-feira)

8h às 9h – Palestra: “Avaliação dos Impactos Ambientais dos rejeitos de minério da SAMARCO na biogeoquímica dos solos, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas bentônicos”, com o professor doutor Tiago Osório Ferreira – ESALQ/USP.

9h às 9h15 – Intervalo.

9h15 às 11h – Mesa Redonda (I): “Desafios ao modelo mineral brasileiro” Participantes: A confirmar em breve.

11h às 12h – Palestra: “Exploração e distribuição da riqueza dos recursos minerais no Brasil” Palestrante: Rafael Avena – Diretor Técnico da CBPM.

12h às 14h – Intervalo.

14h às 18h – Minicurso (programação a confirmar).

18h30 – Momento cultural.

13/11/2018 (terça-feira)

8h às 10h – Mesa Redonda (II): “Aspectos históricos e contemporâneos da contaminação por metais em Santo Amaro.” Participantes: Prof. Dr. Jorge Gonzaga, Prof. Dr Fábio Oliveira (UFRB).

10h às 10h15 – Intervalo.

10h15 às 12h: Mesa redonda (III) – “Conflitos Ambientais na Mineração.” Participantes: Prof. Ms. Lucas  Zenha (GEOGRAFAR/UFBA) e outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora: Juliana Neves Barros.

14h às 18 h – Minicurso (programação a confirmar).

18h30 – Momento cultural.

14/11/2018 (quarta-feira)

8h às 10h – Mesa redonda (IV): “Políticas Regulatórias da mineração” Participantes: Dr.ª Luciana Espinheira da Costa Khoury – Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco; Marco Antônio Freire Ramos; Katia Visentainer – Representante do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração; outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora: Juliana Neves Barros.

10h às 10h15 – Intervalo.

10h15 às 12h: Mesa redonda (V) – “Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração: experiências e desafios.” Participantes: Prof. Dr. Carlos Ernesto Schaefer – UFV, Dr. Fabio Perlatti – Agência Nacional de Mineração – ANM e outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora Mônica Arlinda Vasconcelos Ramos.

A partir das 14h os pôsteres serão inseridos nos painéis.

Serviço:

I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia
Data: 11 a 14 de novembro
Local: Campus Sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Cruz das Almas (BA).
Informações: https://mineracaoemeioambi.wixsite.com/1smma

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS