NOTÍCIAS

Presidente do Simineral é homenageado

17 de janeiro de 2013

rnJosé Fernando Gomes Júnior é personalidade de destaque do anornGarantir a infraestrutura necessária para viabilização da hidrovia Araguaia-Tocantins será uma das principais bandeiras do setor mi

rn

José Fernando Gomes Júnior é personalidade de destaque do ano

rn

Garantir a infraestrutura necessária para viabilização da hidrovia Araguaia-Tocantins será uma das principais bandeiras do setor mineral em 2013. A informação é do presidente do Sindicado das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, que hoje será homenageado pelo Conselho de Profissionais do Estado do Pará, às 20h30, no Parque da Residência, como uma das personalidades que mais se destacaram no ano de 2012.

rn

“A grande bandeira do setor mineral será garantir a hidrovia Araguaia Tocantins. É importante não só para o nosso setor, mas para o desenvolvimento de todo Pará, porque vai ser um eixo de interligação logística para o sudeste. Mas não só isso, vai ser um eixo de interligação das regiões norte e centro-oeste”, afirmou José Fernando Gomes.

rn

Ele explica que o sindicato está unindo forças com representantes dos demais setores econômicos, com o Governo do Pará, com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), com a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará pela viabilidade do que seria um dos principais troncos do corredor centro-norte brasileiro. “É preciso caminhar juntos com a sociedade para mostrar a importância da hidrovia para o escoamento da produção. Seria uma mudança de paradigmas”, afirmou.

rn

A retomada da navegabilidade do rio Tocantins é um dos principais entraves para viabilização da Aços Laminados do Pará (Alpa), siderúrgica de quase R$ 6 bilhões de reais, que está sendo erguida em Marabá, e do projeto Aline, siderúrgica que, a partir do aço laminado da Alpa, pretende elaborar produtos de aço galvanizado e a frio.

rn

EMPREGO

rn

Além de brigar por mais infraestrutura, outras prioridades elencadas por José Fernando para 2013 são os investimentos em formação de mão-de-obra – nos próximos quatro anos a expectativa é de que sejam gerados mais de 232 mil empregos na mineração e nas empresas que prestam serviços para o setor – e maior agilidade na concessão de licenças ambientais no Estado. “Queremos que as normas ambientais sejam respeitadas, mas precisamos também que elas sejam mais ágeis”, afirmou o presidente do Simineral.

rn

Para este ano, também é grande a expectativa sobre o projeto S11D de expansão do minério de ferro da Vale, em Canaã de Carajás; a implantação da fábrica de cimento, em Primavera, pelo Grupo Votorantim, e de bauxita e alumina, em Rondon do Pará.

rn

Na avaliação de José Fernando Gomes, a escolha do nome dele como uma das “Personalidades do Pará”, pelo Conselho de Profissionais do Estado, vem para coroar um ano de grandes conquistas do setor. “Para gente, enquanto sindicato, é uma honra receber este prêmio, mas, não só isso, é o reconhecimento de um trabalho que estamos fazendo ha seis anos, de levar informação e aproximar cada vez mais o setor da mineração da população. Estamos trazendo a comunidade para conhecer mais sobre a importância do setor mineral no dia-a-dia das pessoas”, afirmou o homenageado, lembrando ações como, por exemplo, a criação da Casa da Mineração, o lançamento do 1º anuário da Mineração; e a realização do 1º concurso de redação, uma parceria da Simineral com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

rn

Entre as principais ações do Sindicato está ainda o lançamento do 1º anuário da Mineração do Pará, que fez uma verdadeira radiografia do setor, destacando os números mais expressivos da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios para a comunidade. A primeira edição foi lançada em março do ano passado, e trouxe uma série de matérias sobre novas tecnologias, mineração sustentável e meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, qualificação de mão de obra e a participação de mulheres na indústria mineral, além de entrevistas com renomados profissionais do setor no Estado. A publicação se consolidou como importante ferramenta de informação para empresas, instituições de ensino e sociedade civil.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: O Liberal

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS