NOTÍCIAS

Produção de Minério de Ferro deve chegar a 1 bi de toneladas até 2030

28 de julho de 2010

rnrn rnA produção de minério de ferro do país vai chegar a 1 bilhão de toneladas em 2030, segundo projeção do MME (Ministério de Minas e Energia). Atualmente, essa produção gi

rn

rn

 

rnA produção de minério de ferro do país vai chegar a 1 bilhão de toneladas em 2030, segundo projeção do MME (Ministério de Minas e Energia). Atualmente, essa produção gira entre 380 milhões e 400 milhões de toneladas por ano.

rn

rn

 

rn

Os dados fazem parte do Plano Mineral 2030, que será lançado pelo governo na segunda quinzena de agosto. A estimativa leva em conta um crescimento médio de 5,1% da economia brasileira nos próximos 20 anos, e de 3,8% da economia mundial.

rn

 

rn

Ao mesmo tempo, a produção de aço chegará a 103 milhões de toneladas, diante de um consumo projetado de 72 milhões de toneladas. Em 2009, as siderúrgicas brasileiras produziram 26,5 milhões de toneladas de aço, de acordo com números do Instituto Aço Brasil.

rn

 

rn

O plano começou a ser elaborado em março de 2009, e avalia o cenário para o setor mineral, que responde por 4,2% do PIB (Produto Interno Bruto)

rn

 

rn

Diretor de Tecnologia e Transformação Mineral do MME, Fernando Lins, avaliou que, com o nível projetado para daqui a 20 anos, o país atingirá, no setor mineral, o padrão de uma nação europeia de médio porte. Ele criticou a tributação incidente sobre o setor. Para Lins, o crescimento poderia ser maior se a taxação não fosse complexa e alta.

rn

 

rn

“Essa tributação não incentiva a agregação de valor de toda a cadeia”, afirmou, depois de participar do 65º Congresso da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração), no Rio.

rn

Ele lembrou que a produção de minério de ferro, no Brasil, gera 100 empregos por milhão de tonelada. Em relação ao aço, cada tonelada produzida significa mais 250 vagas.

rn

 

rn

A maior parte do produto é exportada, especialmente para a fabricação de aço. O total de 280 milhões de toneladas exportadas em 2009 possibilitou a geração de 350 mil postos de trabalho lá fora.

rn

 

rn

Em 2030, aumentará também o conhecimento geológico das áreas com potencial de exploração. Atualmente, 20% delas são conhecidas. Daqui a 20 anos, serão 40%. Lins lembrou que no Canadá, por exemplo, de 70% a 80% das áreas já foram pesquisadas.

rn

 

rn

“Isso vai depender, essencialmente, de investimentos do governo”, observou.

rn

 

rn

Folha de S. Paulo

rn

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Sindirochas e Abirochas juntos no MME para discutir a CFEM

3 de dezembro de 2018

Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS