NOTÍCIAS

Sindirochas celebra 45 anos e lança livro sobre os 60 anos do setor de rocha

11 de junho de 2018

Os 45 anos do Sindirochas foram comemorados com bolo e champanhe no sábado, 09 de junho, no estande da instituição, durante a Vitória Stone Fair. O presidente Tales Machado reuniu associados, amigos e colaboradores para celebrar o momento. Durante a comemoração, houve o lançamento oficial do livro “Rochas do Espírito Santo: 60 anos fazendo história”.

A obra é um projeto do Sindirochas em comemoração aos 60 anos da extração do primeiro bloco de mármore no Espírito Santo. O livro conta com textos de Claudia Sabadini, Fernando Gomes e Marcelo Grillo e reúne depoimentos, fotografias e fatos que gravaram em rocha sólida a história de pioneirismo, desafios e vitórias do setor de rochas ornamentais capixaba que se tornou o maior mercado produtor do segmento no Brasil e uma referência mundial projetando o nome do Espírito Santo nos quatro cantos do planeta como produtor de belezas naturais e de qualidade produtiva.

Segundo Tales Machado a publicação é de suma importância para a história do setor. “O livro é um justo registro para que não se perca no tempo aqueles que fizeram e fazem do setor de rochas ornamentais capixaba uma potência que honra o país e traz desenvolvimento com responsabilidade socioeconômica”, celebra.

45 anos do Sindirochas

O sindicato patronal nasceu oficialmente em 1973. Sua criação foi fruto do trabalho persistente dos pioneiros do setor, tendo à frente o empresário Paschoal Araújo, que foi seu primeiro presidente. A data representa uma vitória para aqueles que, desde o final da década de 1950, acreditaram no potencial de desenvolvimento das atividades relacionadas à extração e ao beneficiamento da riqueza mineral da região Sul do Espírito Santo.

Com a implantação do Sindirochas, o setor ganhou um instrumento legítimo para unir forças, enfrentar os desafios e criar a plataforma de seu desenvolvimento, alavancando também o dinamismo de toda a economia da região e, posteriormente, do Espírito Santo. “Nesses 45 anos de trajetória, o Sindirochas buscou cumprir, a cada momento, seu papel de indutor da evolução e do crescimento do setor”, afirma presidente da instituição, Tales Machado.

Ao longo dos anos, o sindicato patronal venceu batalhas, expandiu sua infraestrutura e ampliou sua presença institucional. Com profissionalismo, seriedade e transparência, contribuiu para os avanços tecnológicos, trabalhistas, ambientais e sociais das empresas associadas e, consequentemente, de toda a cadeia produtiva de rochas ornamentais.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS