NOTÍCIAS

Usos e aplicações de terras raras são discutidos em workshop

17 de maio de 2012

rn“O Brasil tem dependência de elementos terras raras e enfrenta dificuldades na aquisição de lantânio”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Cla

rn

“O Brasil tem dependência de elementos terras raras e enfrenta dificuldades na aquisição de lantânio”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, na abertura do workshop “Terras Raras: Cenários Prospectivos Globais e Escolha do Cenário de Referência – 2012 a 2030”, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), nesta quarta-feira (16).

rn

 

rn

Segundo Claudio Scliar, o lantânio é um dos elementos de terras raras (ETRs), utilizado na produção de catalisadores essenciais para o refino de petróleo, particularmente as unidades craqueamento em leito fluidizado (sigla em inglês, FCC).

rn

 

rn

 Scliar reconheceu que o principal desafio que o setor mineral terá que enfrentar, para viabilizar novos projetos de minerais de Terras Raras, é garantir o acesso das empresas interessadas nos minerais que são descartados nos processos produtivos de outras empresas de mineração, que exploram outras substâncias. “Esta seria a forma mais rápida do país aumentar suas reservas minerais, além dos levantamentos geológicos conduzidos pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM”, finalizou.

rn

 

rn

O evento foi solicitado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de identificar tendências, perspectivas e incertezas críticas associadas ao panorama mundial de terras raras; de verificar a situação atual e as condicionantes do futuro; construir cenários alternativos e escolher o cenário de referência mundial e de analisar as implicações e opções estratégicas para o Brasil, tendo como pano de fundo o cenário de referência mundial e a cadeia causal resultante do trabalho preparatório (realizado pelo CGEE junto à governança do projeto).

rn

 

rn

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está desenvolvendo o Estudo de Usos e Aplicações de Terras Raras no Brasil, cujo objetivo é identificar as contribuições de diversas instituições e de seus especialistas com relação ao tema Terras Raras no País, tratando assim de eventuais lacunas existentes no intuito de consolidar um documento com proposições e recomendações estratégicas sobre as formas de enfrentamento desse problema potencial para o País.

rn

 

rn

Na mesa estiveram presentes o Dr. Fernando Rizzo, diretor do CGEE,. Adalberto Fazzio, assessor especial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação e Guilherme Melo, diretor do CNPq.

rn

 

rn

O workshop será realizado nos dias 16 e 17 de maio, com a participação de representantes do governo, empresas e instituições de ciência e tecnologia.

rn

rn

 

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS