NOTÍCIAS

VALE FERTILIZANTES APOIA PROJETO DE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES EM TAPIRA

20 de outubro de 2015

O Programa de Educação Ambiental e Cidadania da Vale Fertilizantes, em parceria com o Instituto Degraf e a Prefeitura Municipal de Tapira (MG).

O Programa de Educação Ambiental e Cidadania da Vale Fertilizantes, em parceria com o Instituto Degraf e a Prefeitura Municipal de Tapira (MG), apoia o Projeto de Recuperação e Preservação de Nascentes, que acontece na Escola Municipal Vicente Pereira, em Palmeiras, Tapira (MG).

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de proteção e preservação da nascente e alertar a comunidade local sobre a importância do tema, o projeto apresenta atividades para funcionários da escola e alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Aproximadamente 60 crianças já participaram dessa ação.  Já foram plantadas no entorno da nascente 130 mudas de espécies nativas e frutíferas doadas pela Vale Fertilizantes. Como uma forma de envolver ainda mais os alunos cada participante recebeu o nome de uma muda para estudar mais sobre a espécie.

"Dentre as atividades do Programa de Educação Ambiental, o trabalho de Preservação e Conservação de Nascente que fica ao lado da escola da comunidade é fundamental para despertar nas crianças a importância dos cuidados com os recursos hídricos e o quanto nossas atitudes fazem a diferença. Outro ponto importante, é que as crianças da escola transmitem para os moradores da comunidade este aprendizado e reforçam o cuidado com o Meio Ambiente", afirmou a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vale Fertilizantes, Marcia Abdanur.

Os envolvidos aprovaram a iniciativa. “Aprendi a cuidar melhor da natureza depois do projeto da nascente. Converso com os meus pais sobre o que aprendi a respeito do meio ambiente”, destaca Isabela Maria de Resende, de 11 anos.

São oferecidas atividades de plantio, observação e análise do crescimento das mudas, catalogação das espécies e acompanhamento das ações de manutenção da área, como capina, adubação e controle de pragas. Além disso, os jovens participam de palestras e oficinas relacionadas ao tema.

“Essa  parceria com a Vale Fertilizantes incentiva o aluno a agir localmente e pensar globalmente. Aqui os estudantes aprendem a manter as áreas protegidas”, declara Alonso Lima, diretor da escola.

Em outubro, o projeto prevê visitas técnicas em 15 propriedades rurais próximas à escola, buscando conscientizar a comunidade rural sobre a importância de conservar os recursos hídricos, como fazer a preservação e recuperação de áreas que possam estar degradadas.


Fonte: Vale Fertilizantes

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

BH recebe 2º edição do evento “Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração”

28 de outubro de 2019

Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional que atuam no desenvolvimento de soluções para a gestão e o manejo…

LEIA MAIS