NOTÍCIAS

AB Areias adquire escavadeiras da Liebherr para otimizar produção

20 de setembro de 2016

A AB Areias, empresa de extração de areias localizada em Pindamonhangaba (SP), comprou duas escavadeiras R 944 C da Liebherr para otimizar a produção

A AB Areias, empresa de extração de areias localizada em Pindamonhangaba (SP), comprou duas escavadeiras R 944 C da Liebherr para otimizar a produção. Segundo a fabricante de equipamentos alemã baseada na Suíça, os equipamentos foram configurados para maior alcance, com braço adaptado para a operação na lavra da mineradora, melhorando o processo produtivo, uma vez que aumentam a produção com menos movimentação da moega.

“Com bancadas de extração que variam de 2,5 metros até 15 metros de altura, a lavra já utilizava escavadeiras de 32 toneladas no carregamento das esteiras transportadoras, cuja produção é limitada a 450 toneladas/hora, de modo que tais escavadeiras eram capazes de suprir a produção. No entanto, o grande desafio do projeto era otimizar a produção da AB Areias com a redução da movimentação da moega, que pesa 6,5 toneladas, aumentando a segurança da operação e melhorando a performance da mina como um todo”, afirmou a Liebherr em comunicado divulgado à imprensa ontem (15).

De acordo com a empresa, a solução encontrada foi a adaptação de uma escavadeira da classe de 40 toneladas, com a utilização de um braço mais longo, de 4,10 metros. Dessa forma, o raio de operação da escavadeira foi aumentado, resultando no aumento da produtividade e na redução da necessidade de deslocamentos da moega, levando a uma considerável redução do custo operacional geral.

A Liebherr também disse que, além de melhorar a configuração operacional da mina, as escavadeiras R 944 C da Liebherr têm apresentado “ótimos resultados” quanto à performance, com ciclos de trabalho mais rápidos, favorecidos pela bomba de giro independente, pelo sistema de regeneração da lança e pela caçamba de 2,6 metros cúbicos. “O consumo de combustível também foi reduzido: o motor Diesel Liebherr de 258 HP, cumpre com as atuais normas de emissões brasileira Proconve MAR-I e apresenta consumo médio de 25,90 litros/hora neste regime de operação”, ressaltou a companhia.

Segundo a Liebherr, as escavadeiras da classe de 40 toneladas da empresa têm o maior peso operacional e caçamba da categoria. “A largura máxima do equipamento é de 3.182 mm, o que não compromete o transporte da máquina pelas vias públicas. As R 944 C contam com sistema de regeneração de energia na lança, que permite a descida da lança sem a necessidade de pressão da bomba, aumentando a eficiência energética e a velocidade neste movimento. Os componentes estruturais do implemento são produzidos com aço fundido de alta resistência, aumentando sua vida útil”, afirmou a fabricante de equipamentos.

A Liebherr disse ainda que essas foram as primeiras aquisições de escavadeiras da marca pela AB Areias. A mineradora já era cliente da Liebherr na linha de pás-carregadeiras e o grupo AB Areias possui uma frota total de nove pás-carregadeiras da empresa de portes variados. Com informações da Liebherr.

Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS

RMB firma parceria para desenvolver projeto inovador de manganês no Pará

3 de novembro de 2020

Acordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…

LEIA MAIS

O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS