A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR ISO 15661:2023, que trata da determinação do teor de cloro total em minérios e concentrados de cobre e níquel sulfetados através do método de fusão alcalina e do método de titulação potenciométrica.
A importância destes métodos é que o cloro, elemento contaminante que penaliza o faturamento do concentrado de cobre e níquel no mercado internacional das commodities, ainda não dispunha de uma metodologia analítica confiável para a determinação do teor. Com isso, havia muitas disputas entre vendedores e compradores, com constante acionamento de laboratórios de arbitragem (umpire).

Equipe IBRAM- CONIM – ISO TC183. Crédito: Divulgação
A liderança na ISO deste trabalho foi do Brasil, sob a responsabilidade da química Suzilei Silva, do Centro de Desenvolvimento Mineral da Vale. “Esta norma é muito importante para o IBRAM-CONIM (Comitê para a Normalização Internacional em Mineração do Instituto Brasileiro de Mineração) e para a mineração brasileira. Agora, com a adoção e a publicação pela ABNT, os técnicos de laboratório podem seguir o procedimento em português, facilitando muito o trabalho no país”, afirmou o diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery. A norma foi publicada no dia 29 de novembro.
A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…
LEIA MAISA Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…
LEIA MAISIBRAM apresenta proposta para mineração responsável e transição energética justa. Documento técnico (Green Paper) voltado a iniciar uma discussão pública…
LEIA MAIS