NOTÍCIAS

Aguia conclui campanha de sondagem em projeto de fosfato no Rio Grande do Sul

28 de janeiro de 2016

A mineradora disse que os resultados foram positivos e que deve aumentar o volume de recursos indicados.

A Aguia Resources publicou, nesta quarta-feira (27), resultados da campanha de sondagem realizada nos depósitos Três Estradas e Joca Tavares, que fazem parte do projeto de fosfato Rio Grande, próximo a Bagé (RS). A mineradora disse que os resultados foram positivos e que deve aumentar o volume de recursos indicados.
 
Os recursos indicados de Três Estradas são de 15,2 milhões de toneladas. O objetivo da sondagem era converter o máximo possível de recursos inferidos, que são de 54,9 milhões, em recursos indicados. Juntos, eles somam 70,1 milhões de toneladas. As informações são de comunicado enviado ao mercado hoje.
 
A campanha de sondagem em Três Estradas foi composta por 18 furos de sondagem. Os principais resultados incluem interseção de 69 metros com teor de 4,93% de pentóxido de fósforo (P2O5), incluindo 13,42 metros com 10,41% P2O5; e 61,20 metros com teor de 5,82% P2O5, incluindo 16 metros com 10,39% de P2O5.
 
A Aguia também enviou 500 quilos de amostras para a Eriez Flotation Division, nos Estados Unidos, para realizar testes de flotação, com o objetivo de otimizar o tratamento do minério no processo metalúrgico. A mineradora disse que os testes têm impacto positivo na qualidade do produto final. A conclusão dos trabalhos de otimização está prevista para o segundo trimestre deste ano.
 
“Com a campanha de sondagem agora completa, nós vamos focar em finalizar os resultados dos ensaios restantes e em converter mais dos recursos de Três Estradas de inferidos para indicados, à medida que seguimos adiante rumo ao estudo de viabilidade econômico-financeira”, disse Fernando Tallarico, diretor técnico da Aguia.
 
A sondagem em Joca Tavares incluiu 40 furos de sondagem. Foram obtidos resultados de 33 furos, porque sete não interceptaram mineralização significante, segundo a mineradora canadense. A companhia destacou interseções de 67,6 metros com teor de 4,44% de P2O5; 15,45 metros com 4,33% de P2O5; 17,2 metros com teor de 7,15% de P2O5, entre outros.
 
O depósito Joca Tavares fica a cerca de 40 quilômetros de distância de Três Estradas. A Aguia contratou o Millcreek Mining Group para preparar os recursos minerais Jorc de Joca Tavares. O trabalho deve ser concluído também no segundo trimestre de 2016.
 
“Eu aplaudo Fernando [Tallarico] e sua equipe por seus esforços para concluir a campanha de sondagem no cronograma, cumprindo o orçamento e com grande sucesso”, disse Justin Reid, diretor geral da Aguia.
 
Notícias de Mineraçãoa Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

IBRAM lança manual de boas práticas para promover avanços em diversidade, equidade e inclusão na mineração

2 de abril de 2025

Publicação reúne cases de mineradoras associadas, destacando ações concretas de promoção da equidade de gênero, inclusão de PcDs e combate…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

19 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”. O evento será realizado entre…

LEIA MAIS