NOTÍCIAS

Aguia encontra até 14% de fosfato em sondagem de Três Estradas

12 de janeiro de 2015

A Aguia Resources informou no dia 8 que os resultados dos primeiros ensaios de sondagem adamantada e de circulação reversa do prospecto Três Estradas, que pertence ao projeto de fosfato Rio Grande (RS), apontaram teores de at&eacu

A Aguia Resources informou no dia 8 que os resultados dos primeiros ensaios de sondagem adamantada e de circulação reversa do prospecto Três Estradas, que pertence ao projeto de fosfato Rio Grande (RS), apontaram teores de até 14,01% de pentóxido de fósforo (P2O5). O programa de sondagem visa avaliar a extensão da mineralização na parte Sul do prospecto.

rn

Em comunicado enviado ao mercado, a Aguia afirmou que os resultados fazem parte de um extenso programa de sondagem, que contempla o alvo Três Estradas South e seu adjacente Joca Tavares, os principais ativos de fosfato da empresa.

rn

O alvo Três Estradas South forma uma extensão na direção do corpo mineral a sudoeste da cava Três Estradas, que tem recursos de 30,5 milhões de toneladas com teor de 4,3% de P2O5, incluindo recursos indicados de 9,9 milhões de toneladas com teor de 5,03% de P2O5 e recursos inferidos de 20,6 milhões de toneladas com 3,9% de P2O5.

rn

Em um dos furos, a sondagem adamantada interceptou 53,94 metros, com teor de 5,27% de P2O5 a partir de 17,5 metros. Já a sondagem de circulação reversa, nesse mesmo furo, interceptou 22 metros, com teor de 14,07% de P2O5 a partir de 13 metros.

rn

Outros furos também retornaram resultados significativos, como uma intersecção de 33 metros, com teor de 13,85% de P2O5 a partir de 5 metros, e outra de 38 metros, com teor de 10,74% de P2O5 a partir de 1 metro. Ambos os resultados foram obtidos através da sondagem de circulação reversa.

rn

O programa de sondagem da Aguia foi iniciado no mês passado e visa sondar, pelo menos, mil metros com a sondagem de circulação reversa e 3 mil metros com a sondagem adamantada. Até o momento, foram concluídos 1.595 metros de sondagem adamantada e 1.010 metros da sondagem de circulação reversa.

rn

De acordo com Fernando Tallarico, diretor técnico da Aguia, os resultados dos ensaios iniciais do programa de sondagem são “encorajadores” e confirmam a extensão da mineralização do prospecto Três Estradas tanto em superfície quanto em profundidade.

rn

“Estes primeiros resultados são consistentes com a sondagem anterior e demonstra que a mineralização se estende para o Sudoeste. Esse programa tem o potencial de aumentar substancialmente os recursos do prospecto Três Estradas”, disse.

rn

O diretor administrativo da Aguia, Prakash Hariharan, afirmou que os resultados confirmam o potencial para um ativo de alto teor de fosfato no Sul do Brasil, atendendo, assim, a crescente demanda do mercado agrícola brasileiro por nutrientes fosfatados.

rn

“Vamos continuar a explorar a região para que o programa de sondagem, iniciado em dezembro, cubra Três Estradas South e também propriedades vizinhas, como Joca Tavares”, disse Hariharan.

rn

A Aguia Resources é uma empresa de desenvolvimento de fertilizantes, com projetos de fosfato e potássio no Brasil. A empresa possui os projetos de fosfato Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Lucena, na Paraíba, e Mata da Corda, em Minas Gerais. Em Sergipe, a mineradora explora potássio por meio do projeto Atlantic.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS

Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS