NOTÍCIAS

AngloGold, Cenibra e Fiat são premiadas

14 de junho de 2013

Empresas investem em gestão ambiental e sustentabilidade com uma visão sistêmicarnAs empresas que investem em gestão ambiental e sustentabilidade, com uma visão sistêmica, obtêm muito mais do que um conju

Empresas investem em gestão ambiental e sustentabilidade com uma visão sistêmica

rn

As empresas que investem em gestão ambiental e sustentabilidade, com uma visão sistêmica, obtêm muito mais do que um conjunto de resultados. Elas adquirem o respeito e a preferência do consumidor. A afirmação é do superintendente executivo e idealizador do Premio Mineiro de Gestão Ambiental (PGMA). Ronaldo Simão. O premio acaba de homenagear os três vencedores do seu sétimo ciclo: AngloGold Ashanti. Cenibra e Fiat Automóveis.

rn

Simão explica que o prêmio, realizado desde 2006, avalia as atividades das candidatas nos últimos três anos. Porém, não são observados só os projetos relacionados ao meio ambiente, mas toda a gestão das empresas voltada para a sustentabilidade, corno liderança, estratégia. a forma de lidar com colaboradores, fornecedores e clientes. Também são verificados os resultados ambientais sustentáveis, ações inovadoras, o modo como se promove o desenvolvimento local e como se trabalha a qualidade de vida da sociedade e na área do entorno da empresa. “Não basta somente cumprir os requisitos legais, é necessário demonstrar Impactos ambientais menores.”

rn

O objetivo do prêmio, segundo Simão, é despertar a busca da melhoria continua pela gestão ambiental. A intenção é mobilizar as empresas para que sejam realizadas ações cm prol da sociedade atual e das futuras gerações, reduzindo emissões de gases, de resíduos e o impacto na natureza. “Se todos agirem, teremos um resultado muito mais representativo.”

rn

Para participar, é necessário passar por uma triagem que verifica se existe conformidade da atividade empresarial com a área ambiental. “Organizações com pendências de meio ambiente não participam, comenta”. Posterior- mente, há uma avaliação dos relatórios de gestão e visitas técnicas. Para finalizar, o júri dá notas de acordo com as observações dos examinadores. o interessante é que o júri pontua sem conhecer o nome das candidatas, completa Simão. Ele também ressalta que as empresas não concorrem entre si, pois todas começam o exame com 500 pomos e perdem nota conforme são encontradas falhas.

rn

As candidatas são julgadas por urna equipe de avaliadores e 22 juízes, todos voluntários, representantes da sociedade. De acordo com Simão, há pessoas ligadas à Presidência da República, à Prefeitura de Belo Horizonte, a Organizações Não Governamentais (ONGs). à área acadêmica, ambientalistas, entre outros. O Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental já está com as inscrições abertas para o seu 8° Ciclo de Avaliação. As empresas interessadas podem se Inscrever até o dia 31 de julho. Mais informações pelo site www.pmga.com.br 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS

RMB firma parceria para desenvolver projeto inovador de manganês no Pará

3 de novembro de 2020

Acordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…

LEIA MAIS