NOTÍCIAS

Aquapolo Ambiental e Pirâmide Mineradora vencem 8º Prêmio de Conservação e Reúso de Água

25 de março de 2013

Em cerimônia realizada, dia 19 de março de 2013, a Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) divulgaram os vencedores do 8º Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservaç&a

Em cerimônia realizada, dia 19 de março de 2013, a Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) divulgaram os vencedores do 8º Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água, iniciativa das entidades para reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade adotada por industrias paulistas no quesito gestão da água.

O primeiro colocado na categoria Empresas de Médio e Grande porte foi o projeto “Produção de Água de Reúso Industrial”, da Aquapolo Ambiental S/A e Braskem Unib 3 ABC. Na categoria Micro e Pequena Empresa, o primeiro lugar é do projeto “Viva Ribeira”, da mineradora Pirâmide Extração e Comércio de Areia, da cidade de Registro.

De acordo com o vice-presidente da Fiesp e diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente da entidade, Nelson Pereira do Reis, os projetos têm se superado a cada ano. “O simbolismo da entrega do prêmio tem esse valor de destacar uma boa prática, mas na verdade temos que agradecer a todos que concorreram ao prêmio, porque a simples apresentação do projeto envolve um trabalho de preparação e de qualificação que não é trivial”, elogiou Reis, falando em nome da diretoria da Fiesp e do presidente da entidade, Paulo Skaf. “Nós, da Fiesp, vamos continuar nessa missão de conscientizar e transmitir informações à nossa base industrial”, completou.

Walter Lazzarini, presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp, disse que a escassez de água é cada vez mais um problema mundial e, nesse contexto, parabenizou todos as empresas que apresentaram os seus projetos. “Esta não é uma corrida de prêmios, é uma corrida de demonstração de consciência ambiental, e, por isso, todos ganharam primeiro prêmio”.

O primeiro lugar na categoria empresas de médio e grande porte
O projeto de água de reúso industrial foi responsável por uma significativa redução do consumo de água potável pelas indústrias do Polo Petroquímico – o maior consumidor de água da região do Grande ABC. De novembro e dezembro de 2012, a Braskem Unib 03 ABC registrou uma economia de 7900m³.

E para todas 13 empresas do Polo Petroquímico foi estimada uma economia de seis bilhões de litros por ano, disponibilizando, assim, mais água potável para a população. A iniciativa conseguiu, ainda, diminuir o uso de produtos químicos para tratamento de água, gerando economia de cerca de R$ 2,5 milhões/ano.

Marcos Asseburg, diretor-presidente da Aquapolo Ambiental, elogiou a iniciativa. “É uma imensa alegria receber a notícia de que somos a empresa vencedora. Agradecemos à Fiesp por criar um prêmio dessa magnitude”, disse Asseburg. “O fornecimento de água para fins industriais no modelo Aquapolo é uma solução inovadora. Nós temos acompanhado delegações de todo o mundo que nos visitam [para conhecer o projeto], o que é um orgulho para todos nós brasileiros”.

O primeiro lugar na categoria micro e pequena empresa
O projeto “Viva Ribeira”, da mineradora Pirâmide Extração e Comércio de Areia, da cidade de Registro, foi o primeiro colocado na categoria micro e pequena empresa. A mineradora introduziu valas de decantação antes do decantador final, permitindo que a água voltasse a circular na planta livre de materiais orgânicos particulados e outros contaminantes que alterem a qualidade da areia. Com esse procedimento praticamente 100% dos contaminantes foram sedimentados ao longo da extensão.
Entre os resultados ambientais e econômicos, a empresa conseguiu reduzir a captação de água do rio de 577m³/h para 259,65m³/h.

A empresa também desenvolve um projeto para recomposição das matas ciliares dos rios Ribeira de Iguape e Juquiá, e ações de educação ambiental para população.

Ao receber o prêmio, Hércio Akimoto, diretor da Pirâmide, destacou a importância do prêmio para o setor da indústria mineral. “Há cerca de um ano e meio, um grande empresário do setor mundial disse num seminário que tínhamos que fazer mais. As leis estavam lá, mas o setor mineral precisava mostrar mais para a sociedade. E nesse aspecto, a Pirâmide, que trabalha desde a década de 90 no Vale do Ribeira, tenta cumprir esse preceito”.

Menções Honrosas
Os projetos ambientais de três grandes indústrias – a Honda Automóveis do Brasil, a Mabe Brasil Eletrodomésticos e a Whirlpool Latin America – receberam, dos jurados do 8º Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água, o título de “Menção Honrosa”.

A RMAI, mais uma vez, participou como integrante da Comissão Julgadora do Prêmio, representada pela jornalista Sofia Jucon; e como entidade apoiadora, oferecendo aos vencedores das categoria Média e Grande e Micro e Pequena empresas, vouchers de viagens.

“Para nós, que temos como principal objetivo ‘informar para formar’ esta é uma iniciativa muito importante por parte da Fiesp/Ciesp, justamente, por reconhecer que as ações em prol das boas práticas ambientais nas empresas merecem valorização e sejam perpetuadas no mercado”, declarou Julio Tocalino Neto, diretor executivo da RMAI.

A RMAI trará a cobertura completa da entrega do Prêmio e do Seminário Internacional sobre Reúso de Água, que também fez parte da programação do evento, na edição de março/abril´2013.

 

Fonte: Redação

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale promove jornada de Inteligência Artificial para atrair estudantes à carreira de cientista de dados

21 de outubro de 2020

A Vale vai promover uma Jornada de Introdução à Inteligência Artificial com o objetivo de divulgar a carreira de cientista…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS