Aranz Geo lança software para exploração mineral em simpósio em Minas Gerais
17 de maio de 2016
A Aranz Geo aproveita a Simexmin para lançar softwares para exploração mineral, com destaque ao Leapfrog Aspect, disponível gratuitamente para download em tablets e em celulares Android.
A Aranz Geo aproveita a Simexmin para lançar softwares para exploração mineral, com destaque ao Leapfrog Aspect, disponível gratuitamente para download em tablets e em celulares Android. Este é segundo ano de participação da Aranz Geo Brasil no evento que acontece em Ouro Preto (MG) desde que a empresa abriu seu escritório regional no Brasil, há três anos, em Belo Horizonte (MG).
“A família de softwares Leapfrog é líder de mercado para exploração mineral, geociências e geologia de minas, e os diferentes produtos do portfólio podem ser utilizados desde os estágios iniciais aos mais avançados do ciclo de mineração”, afirma Ignacio Torresi, diretor técnico da Aranz Geo para a América Latina.
“Com os eventos que aconteceram recentemente no Brasil, a novo Aspect, novo software Leapfrog, ajuda não só na exploração mas, acima de tudo, na visualização dos dados geológicos em campo para reduzir riscos geológicos e pode ser utilizado tanto para geologia como para visualização de infraestrutura de mina, por terra ou voos aéreos”, afirma em nota divulgada pela companhia.
O Leapfrog Aspect, software de realidade aumentada para tablets e celulares Android, disponível para download gratuito, permite que todos os modelos feitos na versão comercial para modelamento 3D possam ser usados por dispositivos móveis. Ao apontar na direção de uma montanha, cava, túnel, ou em campo, é possível ver a realidade sobreposta em modelo geológico ou de infraestrutura tridimensional.
“Nossa inovação também passa por desenvolver softwares mais acessíveis a diferentes públicos, que pode ser usada tanto por estudantes em seus primeiros contatos com a exploração e modelamento geológico, quanto para especialista e profissionais do setor, envolvidos em grandes projetos minerais”, afirma Daniela Ximenes, diretora comercial da Aranz Geo para América Latina.
”O Leapfrog Aspect é a nossa segunda aplicação gratuita e a ideia é que seja uma ferramenta de comunicação entre as pessoas que fazem o modelamento 3D e outras que precisam desta ferramenta de forma acessível, em seus dia a dia, em campo, reunião com investidores ou para fortalecer os processos de segurança nas minas”, declara a executiva.
Existem, no mercado, outros softwares portáteis para tráfico de caminhões ou para mapear dados de campo de forma digitalizada. Entretanto, o Leapfrog Aspect é único na indústria da mineração com uma aplicação capaz de sobrepor a realidade aos modelos geológicos. O software, no momento, só está disponível em dispositivos Android
Leapfrog Central é um software em fase comercial que faz a traçabilidade do processo construtivo dos modelos feitos nas plataformas Leapfrog de modelamento, também em 3D. O produto é voltado para auditores e no planejamento estratégico das empresas do setor.
Geólogos e engenheiros que manejam uma grande quantidade de informação que necessita ser compartilhada de forma simples, objetiva e tridimensional com diferentes stakeholders envolvidos em seus projetos.
A empresa, que tem sede na Nova Zelândia, pretende lançar este ano outros dois programas para geoestatística e modelamento e análise de dados estruturais. “Ainda que fortemente comercializados para o setor de mineração, é importante lembrar que todos os softwares da Aranz Geo também podem ser aplicados em outras indústrias com o manejo de água em projetos que envolvam gestão de recursos hídricos, meio ambiente, plataformas de petróleo, modelamento de campos de geologia geotermal, entre outros”, diz Torresi.
Para otimizar o uso dos softwares, a empresa tem um sistema que monitora quanto dos programas está sendo utilizado com reportes regulares para que o cliente tenha um acompanhamento sobre a aplicabilidade e uso do investimento realizado. “O principal objetivo do sistema é apresentar, com total transparência, a aplicabilidade da ferramenta, o valor real que o software aporta aos negócios e incentivar o uso do software de forma mais eficiente”, diz a empresa em nota.
Notícias de Mineração Brasil