NOTÍCIAS

Arte e cultura levaram 115 mil pessoas ao Museu Vale em 2015

15 de janeiro de 2016

Em 2015, além das exposições de arte contemporânea, o museu serviu de palco para um espetáculo de dança contemporânea, lançamento de livros infantis, dentre outros eventos.

Durante mais um ano o Museu Vale esteve aberto para o público capixaba e turistas, mantendo seu propósito de oferecer a todos o melhor relacionado a arte e cultura. Em 2015, além das exposições de arte contemporânea, o museu serviu de palco para um espetáculo de dança contemporânea, lançamento de livros infantis, dentre outros eventos.
 
Em questão de números, o Museu bateu recordes em 2015. Ele recebeu cerca de 115 mil pessoas em seu espaço, divididos entre visitas espontâneas, escolares e outras instituições da Grande Vitória, apenas desse último, foram 802 grupos atendidos, enquanto de professores, 590. Mas que tal dar uma olhada em cada uma das principais ações que aconteceram neste ano?
 
Exposição permanente sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas: desde a criação do Museu Vale, a história da EFVM é contada através de objetos antigos, fruto de doações de funcionários e moradores próximos à ferrovia. A própria sede do Museu já é o início dessa memória, visto que o espaço era a antiga Estação Pedro Nolasco, de onde o trem iniciava a viagem até Minas Gerais.
 
Lançamento dos livros Zacimba Gaba e Mirandinha: no mês de abril aconteceu o lançamento desses livros que foram patrocinados pela Vale, com apresentações de mágica na ocasião.
 
Exposição Códice – do Risco ao Risco: uma exposição que mostrou parte do processo de criação e a obra final, articulada em torno de 200 trabalhos e pesquisas que envolvem o conceito do desenho e da escrita na obra de três artistas plásticos mineiros: Amilcar de Castro (1920-2002), Thaïs Helt e Marco Tulio Resende. Durante os três meses que esteve aberta, recebeu 33.995 pessoas.
 
Dia das crianças: o Museu Vale realizou uma ação especial nos dias 10 e 11 de outubro em comemoração ao dia das crianças, na qual os visitantes assistiram a uma peça teatral, participaram de uma oficina de pipas, além da distribuição gratuita de algodão doce e pipoca.
 
Exposição Vik Muniz: com a exposição de mais de 100 obras do artista Vik Muniz, reconhecido internacionalmente por sua arte utilizando materiais alternativos como sucatas, terra e até comida, a mostra conta com uma sala documental, making off dos trabalhos, livros e catálogos para consulta, além de uma sessão diária do filme “Lixo Extraordinário”, às 15h. De outubro até o final de dezembro, a mostra recebeu 31.423 pessoas. Mas, para aqueles que sentiram curiosidade, a exposição continua aberta ao público para visitação até o dia 14 de fevereiro de 2016.
 
Apresentação de dança contemporânea da Cia de dança Mitzi Marzutti: em outubro, foi apresentado gratuitamente na plataforma da Maria Fumaça o espetáculo “Pérolas Dispersas”. O espetáculo traduz chegadas e partidas e cenas que acontecem numa estação de trem. Com uma linda viagem num belo cenário e bailarinos profissionais, a apresentação celebrou 29 anos da Cia de Dança Mítzi Marzzuti e recebeu mais de 320 pessoas.
 
Evento com a Secretaria de Justiça (Sejus): o Museu Vale foi escolhido para sediar o evento de premiação do projeto de arte inclusão, realizado pela SEJUS nos presídios do estado, cujo tema foi “Terra, planeta água”. O evento contou com a presença do secretário estadual de justiça, o Sr. Eugênio Coutinho Ricas, outras personalidades, além dos detentos que tiveram seus trabalhos selecionados expostos na recepção do museu e premiados durante a cerimônia.
 
Não fique de fora!
 
Se você se animou com o que o Museu Vale ofereceu em 2015, se prepare porque agora em 2016 o espaço contará com uma série de atividades. Para começar, esse mês acontece o workshop de férias baseado na exposição em cartaz, Vik Muniz. Os workshops são gratuitos e todos podem participar. A ação de férias acontecerá nos finais de semana do mês, sempre nos horários das 11 e 15 horas. Lembrando que durante todo o mês de janeiro, o Museu Vale abre em horário especial, sempre de terça a domingo das 10 às 18 horas.
 
Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS