NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa apoia 1º Encontro de Geólogos da região norte de MT

27 de junho de 2013

O 1° Encontro de Geólogos de Exploração da Província Aurífera de Alta Floresta será realizado nesta quinta-feira (27), às 14h, na Associação Comercial de Peixoto de Azevedo. O evento

O 1° Encontro de Geólogos de Exploração da Província Aurífera de Alta Floresta será realizado nesta quinta-feira (27), às 14h, na Associação Comercial de Peixoto de Azevedo. O evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa.

rn

Após a apresentação do prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Brito (PSD) e do diretor presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat-MT), João Justino de Barros, acontece palestra com o tema “Cenário atual do conhecimento geológico e metalogênese da Província Aurífera de Alta Floresta e Peixoto de Azevedo”, ministrada pelo professor Roberto Xavier.

rn

Os participantes terão a oportunidade de debater os principais questionamentos e problemas de cunho geológico enfrentados recentemente pelas equipes de exploração, como por exemplo, a idade das mineralizações, alteração potássica pervasiva, mineralizações disseminadas, pulsos ígneios especializados, modelos genéticos com implicações na exploração e análogos mundiais. A intenção dos organizadores do encontro é que sejam recomendados temas que possam ser objeto de estudos específicos através de trabalhos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mestrado e doutorado.

rn

Posteriormente, os geólogos definem estratégias e meios para atualizar a cartografia geológica na região, com ênfase no fomento e na mutua colaboração entre grupos de pesquisas em conceituadas universidades do país como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

rn

De acordo com o deputado estadual José Riva (PSD), o evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa em função da discussão do setor resultar em melhorias para a categoria na capacitação e principalmente, fomentando novos estudos. “Os geólogos são profissionais que estão em evidencia neste momento em Mato Grosso onde a Fundação Nacional do Índio (Funai) busca fazer novas demarcações de terras indígenas no estado. Estes profissionais podem contestar estas criações, fundamentando a tese de que estão sendo feitas em cima de áreas com potencial mineral ou agricultáveis”, argumentou.

rn

Ao fim do encontro, será elaborado um protocolo que possibilite o desenvolvimento de estudos em temas prioritários em alvos explorados pelas empresas na região, por meio de trabalhos de graduação e pós-graduação. A redação do protocolo estabelecerá em termos gerais, como os dados e informações repassadas pelas empresas serão utilizadas, inclusive qual o tempo de confidencialidade para que estes possam ser repassados a comunidade.

rn

Realizado pela Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo, o encontro também conta com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade, Metamat-MT, Geologia e Exploração Mineral (Geoprospec), Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo (Coomipaz), Braço Norte Mineração e Serviços, Coluna DTVM, D´Gold DTVM e OMDTVM.

rn

 

rn

 

rn

 

 

Fonte: O documento

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS

PDAC 2022 é remarcado para junho

26 de janeiro de 2022

Devido a restrições de saúde pública em Ontário, Canadá, a organização da conferência Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC…

LEIA MAIS