NOTÍCIAS

BBX obtém amostras com teor de até 8 g/t em Eldorado do Juma

3 de fevereiro de 2014

Os resultados de amostras do programa de sondagem de trado em Eldorado do Juma, no Amazonas, da BBX apontaram teores de até 8,23 gramas de ouro por tonelada de minério. As informações foram divulgadas em seu relatór

Os resultados de amostras do programa de sondagem de trado em Eldorado do Juma, no Amazonas, da BBX apontaram teores de até 8,23 gramas de ouro por tonelada de minério. As informações foram divulgadas em seu relatório do quarto trimestre de 2013.

rn

Um programa de amostragem inicial compreendendo nove trincheiras foi realizado em torno da barragem de rejeitos, em uma área de aproximadamente 1 mil metros por 300 metros, onde o ouro visível foi previamente observado no saprólito. Os resultados mostraram a presença de ouro nos ensaios em oito dos nove trincheiras.

rn

A amostragem das trincheiras confirmou a presença de ouro em zonas cauliníticas oxidadas. De acordo com a empresa, a presença de ouro em teores econômicos dentro de uma pequena área amostrada é encorajadora. “Esta amostragem constitui o primeiro passo de um programa de exploração sistemática que será realizado em Eldorado do Juma”, afirmou a companhia.

rn

Segundo a BBX, os rejeitos de Eldorado do Juma são compostos principalmente por lodo e areia derivados de siltitos e arenitos. Testes foram posteriormente realizados em amostras selecionadas e demonstraram que a redução no volume original da amostra, de 5 kg a 20 kg para abaixo de 1 kg, por meio de métodos de concentração, que resultou numa boa correlação entre os resultados do ensaio e o ouro visível nas amostras.

rn

Um total de 116 amostras de concentrado foram preparadas posteriormente e, em seguida, enviadas para peneiras metálicas de teste.

rn

No mesmo relatório, a companhia anunciou que os direitos minerários do projeto de ouro Chapada, em Tocantins, que pertenciam à Rio Gameleira Prospecção e Geologia, foram oficialmente transferidos para a mineradora.

rn

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concedeu autorização para a cessão total de direitos entre as duas empresas, conforme divulgado no Diário Oficial da União (DOU), na terça-feira (21).

rn

Segundo o comunicado, a BBX fará a transferência imediata dos direitos adquiridos para a Engep Engenharia e Pavimentação, conforme acordado com a Cooperativa Mista dos Garimpeiros e Produtores de Ouro da Chapada da Natividade (Cooperminer), em julho de 2013.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS