Berlim: Brasil apresenta Vantagens do Programa de Investimentos em Logística do governo
21 de setembro de 2012
rnSeminário Brasil on Rails destacou novas oportunidades para os investidores e os atrativos do mercado metroferroviário brasileirornAs vantagens que a expansão do setor metroferroviário brasileiro oferece estive
rn
Seminário Brasil on Rails destacou novas oportunidades para os investidores e os atrativos do mercado metroferroviário brasileiro
rn
As vantagens que a expansão do setor metroferroviário brasileiro oferece estiveram em foco durante a realização do seminário Brazil on Rails, que reuniu mais de 250 especialistas do setor, nesta quinta-feira, na Innotrans2012 – Feira Internacional de Tecnologia em Transportes – em Berlim.
rn
O Programa de Investimentos em Logística do governo brasileiro foi abordado em quatro palestras sobre os planos de expansão da malha metroferroviária nacional, as possibilidades de financiamento e investimento, além dos ganhos para a economia nacional.
rn
Programa trará crescimento econômico
rn
O Secretário de Política Nacional dos Transportes, Marcelo Perrupato, falou sobre os benefícios que a duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias federais devem gerar para o Brasil. Os custos de transporte das mercadorias brasileiras, como grãos e minério, devem cair em até 30%. Isso significa ganho de competitividade para o produtor brasileiro no mercado internacional garantiu.
rn
Além disso, a velocidade de transporte das mercadorias também irá aumentar. Estamos fazendo novas linhas – em bitola larga, de 1,60 m – que suportam vagões mais pesados e que não estarão obstruídas pelas travessias das cidades para melhorar o tempo de trânsito das mercadorias. Em vez de circular a 20 km/h passaremos a transitar a 60 km/h, afirmou Marcelo Perrupato, para quem a expansão do setor irá permitir ao país galgar novas posições no cenário econômico mundial.
rn
Iniciativa privada é alavanca para o setor
rn
O presidente da MRS Logística e do conselho diretor da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Eduardo Parente, mostrou os números do transporte de cargas no país. Segundo Parente, o setor metroferroviário brasileiro cresce cerca de 9% ao ano em volume de cargas transportadas, desde 1996,graças aos investimentos privados. Só entre 2005 e 2011, 27,4 bilhões de reais foram injetados no setor.
rn
Esses investimentos sólidos da iniciativa privada brasileira já criam um ambiente atraente para o capital internacional, avaliou Parente, para quem o investimento anunciado pelo governo brasileiro deverá criar condições ainda mais interessantes. Estamos muito animados com o Programa de Logística do governo federal, disse.
rn
Novas vias, novos investimentos
rn
Leonardo Alonso, diretor de Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou a linha de financiamentos disponibilizada pelo banco para o setor. A oportunidade de investimento está lançada e juntamente com o apoio financeiro do BNDES poderão ser solucionadas as restrições de gargalo logístico do país, o que terá um efeito multiplicador para toda a cadeia fornecedora de bens e serviços do setor, comentou.
rn
O último a falar foi Júlio Lopes, Deputado Federal e Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, que mostrou os esforços que têm sido feitos para recuperar a infraestrutura metroferroviária do estado. A atratividade do Brasil precisa estar estruturada no apoio à transmissão de informação de qualidade, como está sendo feito aqui na Innotrans. Significa maior interação entre investidores, operadores e fornecedores, o que é muito importante, comentou.
rn
Evento supera as expectativas
rn
Cerca de 150 especialistas do setor metroferroviário internacional acompanharam atentos as palestras do seminário Brazil on Rails. Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), ficou satisfeito com o resultado do evento. O público pôde entender melhor o mercado ferroviário brasileiro e as positivas perspectivas futuras, tanto por parte do governo como da iniciativa privada, considerou.
rn
Jorge Fernando do Monte Pinto, diretor-executivo da Sysfer, considerou estratégica a realização do seminário Brazil on Rails na Innotrans. Nunca vivenciei um momento tão bom para o setor metroferroviário brasileiro. Estar aqui, na Alemanha, apresentando a nossa expertise é fundamental para despertar o interesse internacional e angariar novos parceiros, avaliou.
rn
Wolfgang Fraz Pelousek, diretor geral Região Américas da DB Internacional, avaliou a realização do seminário Brazil on Rails como um ótimo investimento. Mostramos aos especialistas um panorama geral do que está acontecendo no setor metroferroviário brasileiro. O potencial do país está se realizando e vale a pena investir lá. A DB Internacional saiu na frente. O país precisa de know how e é assim que iremos contribuir, finalizou. Até o final deste mês, a DB Internacional deve abrir um escritório no Rio de Janeiro.
rn
O seminário Brazil on Rails é patrocinado pelas empresas DB International e Sysfer, promovido por ANTF, ABIFER, Simefre, ANPTrilhos e organizado pela CK Eventos.
rn
Brasil fortemente representado na Innotrans
rn
A presença de 42 empresas brasileiras na Innotrans2012 é fortemente influenciada pela expectativa de expansão das ferrovias de cargas e do sistema metroviário no Brasil. De acordo com o embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vieira Vargas, este ano, o momento é ainda mais propício para a consolidação de parcerias, pois os investimentos da ordem de 91 bilhões de reais anunciados pelo governo federal para a construção de ferrovias irão certamente despertar o interesse de empresas como a Deutsche Bahn, por exemplo.
rn
Assim, a Innotrans é vista como uma grande oportunidade que os empresários brasileiros têm para formar joint ventures, atrair investimentos, tecnologia e capacidade de gestão necessários para consolidar plenamente o setor metroferroviário no Brasil, afirmou Vieira Vargas.
rn
A expansão do setor no Brasil irá beneficiar também as empresas internacionais que optarem por investir no país. É o que garante Rodrigo Vilaça, presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). É uma grande oportunidade para ingressar num mercado robusto e aumentar as vendas, num momento em que a economia internacional ainda mostra sinais de fraqueza, disse.
rn
Serviço:
rn
Brasil na InnoTrans – Feira Internacional de Tecnologia em Transportes 2012
rn
Data: 18 a 21 setembro 2012 – aberta ao público profissional
Horário: das 9h às 18h
Local: Pavilhão Brasileiro – Hall 10.2 / estande 112 – Messe Berlin
Entradas: Hall 9 – entrada mais próxima do Pavilhão Brasileiro – Hall 10.2 número do estande 112
rn
Fonte: Abifer